Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRANDÃO, S. R. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4131262113019646 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FREIRE, Raimundo Carlos Silvério. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FREIRE, R. C. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4016576596215504 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SERRES, Georgina Karla de Freitas. | - |
dc.contributor.referee1ID | SERRES, G. K. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0137382086087353 | pt_BR |
dc.description.resumo | A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Elétrica. | pt_BR |
dc.title | Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-08 | - |
dc.description.abstract | CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T19:19:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-23 | - |
dc.date.available | 2022-09-23T19:19:23Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia CAN | pt_BR |
dc.subject | Veículos automotivos - tecnologia CAN | pt_BR |
dc.subject | Microcontrolador | pt_BR |
dc.subject | Protocolo de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Barramento CAN | pt_BR |
dc.subject | Controlador CAN | pt_BR |
dc.subject | CAN technology | pt_BR |
dc.subject | Automotive vehicles - CAN technology | pt_BR |
dc.subject | Microcontroller | pt_BR |
dc.subject | Communication protocol | pt_BR |
dc.subject | CAN bus | pt_BR |
dc.subject | CAN controller | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | System for using CAN technology in automotive vehicles. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf | Sérgio Ricardo de Oliveira Brandão - TCC Eng. Elétrica CEEI 2022 | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.