Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27430
Title: A matemática nas reportagens jornalísticas: erros, equívocos e intencionalidades.
Other Titles: Mathematics in journalistic reports: errors, mistakes and intentions.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Anderson de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEIRA, Gilmara Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Matemática e Jornalismo;Notícias jornalísticas;Conhecimentos matemáticos e comunicação;Educação matemática;Pensamento crítico – matemática;Mathematics and Journalism;Journalistic news;Mathematical knowledge and communication;Critical thinking – mathematics;Mathematics education
Issue Date: 6-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Anderson de Lima. A matemática nas reportagens jornalísticas: erros, equívocos e intencionalidades. 2022. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27430
???metadata.dc.description.resumo???: Vivemos na Era da informação, inseridos num mundo cada vez mais tecnológico, onde constantemente nos deparamos com situações que envolvem a Matemática, seja no campo financeiro, social, científico, do trabalho etc. Saber Matemática se tornou ainda mais importante, pois com a internet a propagação de notícias, anúncios, propagandas, etc., através das mídias digitais se intensificou consideravelmente e, com isso, as chances de sermos enganados, compreendermos algo de forma equivocada, acreditarmos em fake news, dentre outras situações, se mostraram bem maior e, o conhecimento da Matemática pode auxiliar na compreensão da veracidade ou não de algumas informações propagadas. A partir disso, o nosso trabalho se situa numa perspectiva problematizadora sobre o uso de conhecimentos matemáticos em reportagens ou notícias divulgadas nas diferentes mídias e como isso tem impacto na vida em sociedade. Dessa forma, nosso objetivo geral foi identificar erros, equívocos e intencionalidades em reportagens e notícias jornalísticas e apontar reflexões críticas relacionadas a aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos da vida em sociedade. De forma específica, foram nossas pretensões, i) realizar uma ação exploratória de reportagens e notícias que fizeram uso ou se apresentaram tendo como elemento em suas narrativas, conhecimentos matemáticos, ii) identificar erros e\ou equívocos no uso de conhecimentos matemáticos em reportagens e notícias jornalísticas e, iii) propor reflexões críticas a partir de situações investigadas que indiquem erros ou equívocos, apontando as possíveis intencionalidades. Foi possível apontar, de acordo com o nosso trabalho metodológico de exploração de reportagens e notícias jornalísticas em veículos de mídia da internet que muitas das informações passadas nas mídias contêm números, gráficos, tabelas, porcentagens, etc., ou seja, são muitos os conhecimentos matemáticos utilizados como ferramenta no trabalho jornalístico, mostrando a importância dessa ciência na área da comunicação, uma ferramenta de construção do pensamento crítico para lidar com a imensidão de informações nos inúmeros meios de forma a ter posição crítica nesse contexto do mundo atual.
Abstract: We live in the Information Age, inserted in an increasingly technological world, where we are constantly faced with situations that involve Mathematics, whether in the financial, social, scientific, work, etc. Knowing Mathematics has become even more important, because with the internet the spread of news, advertisements, advertisements, etc., through digital media has intensified considerably and, with that, the chances of being deceived, understanding something wrongly, believing in fake news, among other situations, proved to be much greater and knowledge of Mathematics can help in understanding the veracity or not of some propagated information. From this, our work is situated in a problematizing perspective on the use of mathematical knowledge in reports or news published in different media and how this has an impact on life in society. Thus, our general objective was to identify errors, misunderstandings and intentions in journalistic reports and news and to point out critical reflections related to social, political, cultural and economic aspects of life in society. Specifically, our intentions were, i) to carry out an exploratory action of reports and news that used or presented themselves with mathematical knowledge as an element in their narratives, ii) to identify errors and/or mistakes in the use of mathematical knowledge in reports and journalistic news and, iii) to propose critical reflections from investigated situations that indicate errors or misunderstandings, pointing out the possible intentions. It was possible to point out, according to our methodological work of exploration of reports and journalistic news in internet media vehicles, that many of the information passed in the media contain numbers, graphs, tables, percentages, etc., that is, there is a lot of knowledge mathematicians used as a tool in journalistic work, showing the importance of this science in the area of communication, a tool for building critical thinking to deal with the immensity of information in numerous media in order to have a critical position in this context of today's world.
Keywords: Matemática e Jornalismo
Notícias jornalísticas
Conhecimentos matemáticos e comunicação
Educação matemática
Pensamento crítico – matemática
Mathematics and Journalism
Journalistic news
Mathematical knowledge and communication
Critical thinking – mathematics
Mathematics education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27430
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON DE LIMA BARBOSA - TCC LECAMPO CDSA 2022.pdfAnderson de Lima Barbosa -TCC Lecampo CDSA 2022.897.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.