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dc.creator.IDBRAZ, L. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5745177132604503pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.description.resumoFormas de expressão artístico-narrativas fazem parte da humanidade desde a pré-história, com os registros rupestres. Tais maneiras de contar histórias se desenvolveram com o passar do tempo, e hoje reconhecemos as histórias em quadrinhos (HQs), que dão vida a enredos através de imagens e palavras, em um sistema de linguagem autônomo. O percurso histórico dos quadrinhos é marcado por um processo de marginalização, que acarretou a diversificação desse universo em diferentes gêneros, desde tirinhas, presentes nos jornais, até as denominadas novelas gráficas, caracterizadas pela extensão, em um formato que mais se aproxima de livros e temáticas mais complexas, como relatos autobiográficos e jornadas de amadurecimento. Este trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), em que analisamos a construção simbólica atribuída à figura da bailarina a partir da protagonista que nomeia a HQ. Nesse contexto, consideramos importante compreender a construção verbovisual de Polina, enquanto bailarina, através da análise da sua trajetória formativa, para então verificar os aspectos simbólicos que confirmam ou subvertem os estereótipos sobre essa figura. Dessa forma, as reflexões foram fundamentadas no conceito de narrativa gráfica (EISNER, 2005) e no percurso histórico de constituição dos romances gráficos (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); sobre a linguagem quadrinística, temos como aporte teórico as discussões de Ramos (2009), Barbieri (2017) e Cagnin (1975). Além disso, realizamos um estudo temático centrado em uma breve compreensão do processo histórico da dança, balé clássico e dança contemporânea (FARO, 1986; TADRA et al, 2012), bem como leituras focalizadas no valor artístico e filosófico da dança (GARAUDY, 1980); para assimilação do imaginário social e dos simbolismos diante da bailarina, consideramos os estudos de Silva e Feijó (2020) e Silvério (2020). A partir da leitura interpretativa da obra compreendemos um processo de humanização na trajetória formativa de Polina, que subverte estereótipos diante da imagem da bailarina. Com isso, vemos a importância do estudo dos quadrinhos e da interpretação do sistema verbo-visual, além dos recursos específicos da linguagem quadrinística em novelas gráficas, como Polina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleO descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina.pt_BR
dc.date.issued2022-09-01
dc.description.abstractArtistic-narrative forms of expression have been part of humanity since prehistory, with cave records. Such ways of telling stories have developed over time, and today we recognize comics, which bring plots to life through images and words, in an autonomous language system. The historical course of comics had marked by the marginalization process, which led to the diversification of this universe into different genres, from comic strips, present in newspapers, to the so-called graphic novels, characterized by extension, in a format that is closer to books and more complex themes, such as autobiographical accounts and coming-of-age journeys. This monographic work has as its research object the graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), in which we analyze the symbolic construction attributed to the figure of the dancer from the protagonist who names the comic. In this context, we consider it relevant to understand Polina's verbalvisual development, as a dancer, through the analysis of her journey, to verify the symbolic aspects that confirm or subvert stereotypes about this figure. Consequently, the reflections had based on the concept of graphic narrative (EISNER, 2005) and the historical path of the constitution of graphic novels (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); on the comic book language, we have theoretical support for the discussions of Ramos (2009), Barbieri (2017) and Cagnin (1975). In addition, we carried out a thematic study focused on a brief understanding of the historical process of dance, classical ballet, and contemporary dance (FARO, 1986; TADRA et al., 2012), as well as reads, focused on the artistic and philosophical value of dance (GARAUDY, 1980). For the imaginary social assimilation and symbolism in front of the dancer, we consider the studies of Silva and Feijó (2020) and Silvério (2020). From the interpretative reading of the work, we understand a process of humanization in Polina's formative trajectory, which subverts stereotypes in front of the dancer's image. Therefore, we see the significance of studying comics and the verbal-visual interpretation system and the specific resources of comics language in graphic novels, such as Polina.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449
dc.date.accessioned2022-09-26T16:36:38Z
dc.date.available2022-09-26
dc.date.available2022-09-26T16:36:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGrafic novel Polinapt_BR
dc.subjectLinguagem dos quadrinhospt_BR
dc.subjectLiteratura em quadrinhospt_BR
dc.subjectBailarinapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectNovela gráficapt_BR
dc.subjectDança e balé clássico - literatura em quadrinhospt_BR
dc.subjectBastien Vivès - quadrinista francêspt_BR
dc.subjectDança e literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura francesa em quadrinhospt_BR
dc.subjectCartunista Bastien Vivès - francêspt_BR
dc.subjectGraphic novel Polinapt_BR
dc.subjectComic book languagept_BR
dc.subjectComic bookspt_BR
dc.subjectBallet dancerpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectGraphic novelpt_BR
dc.subjectClassical dance and ballet - comicspt_BR
dc.subjectBastien Vives - French comic book artistpt_BR
dc.subjectDance and literaturept_BR
dc.subjectFrench literature in comicspt_BR
dc.subjectCartoonist Bastien Vives - Frenchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAZ, Luíza Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe unveiling of the ballerina image in the graphic novel Polina.pt_BR
dc.identifier.citationBRAZ, Luíza Oliveira. O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449pt_BR
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LUIZA OLIVEIRA BRAZ - TCC LETRAS LINGUA PORTUGUESA CH 2022.pdfLuíza Oliveira Braz -TCC Língua Portuguesa CH 2022.2.27 MBAdobe PDFView/Open


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