Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, J. M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043648324012574pt_BR
dc.contributor.advisor1MEIRA, Gilmara Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDMEIRA, G. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1685699710813202pt_BR
dc.contributor.referee1ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee1IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, I. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696253778298pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos-
dc.description.resumoA busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleO folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451-
dc.date.accessioned2022-09-26T20:04:48Z-
dc.date.available2022-09-26-
dc.date.available2022-09-26T20:04:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFolheto de cordel e matemáticapt_BR
dc.subjectString and math flyerpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMath educationpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectEnsino de matemática – educação básicapt_BR
dc.subjectTeaching Mathematics - Basic Educationpt_BR
dc.subjectRecurso didático – folheto de cordelpt_BR
dc.subjectDidactic resource – cordel bookletpt_BR
dc.subjectEscola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectFather Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PBpt_BR
dc.subjectValorização cultural – cordelpt_BR
dc.subjectCultural appreciation - cordelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Jonathan Mayan Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451pt_BR
dc.description.resumenLa búsqueda de recursos que agilicen las clases de Matemáticas es de suma importancia para estimular un mayor interés de los estudiantes por involucrarse en las tareas y construir sus conocimientos matemáticos. A partir de ello, se pensó en el presente trabajo titulado "El cuadernillo de cordel como recurso didáctico para las clases de Matemática: una experiencia en la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira" como una posibilidad de trabajar la Matemática trabajando con aspectos relacionados con la cultura regional que es la literatura de cordel. Por lo tanto, buscamos identificar las posibilidades didácticas observadas al utilizar la literatura de cordel como recurso didáctico en las clases de Matemáticas en una clase de 6º grado, con el fin de comprender cómo este recurso puede traer beneficios a las clases de Matemáticas. Para eso, realizamos la intervención en una clase de 6º grado de la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira, ubicada en la ciudad de Sumé-PB. Como fundamentos teóricos nos apoyamos en Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre otros de igual importancia. Así, la investigación realizada es de carácter cualitativo, donde la recolección de datos se dio, inicialmente, a través de un cuestionario, cuyo objetivo fue conocer el perfil de los estudiantes participantes y su respectiva familiaridad con el cuadernillo de cordel y, posteriormente, a través de la realización de un taller sobre la posible relación entre el cordel y las matemáticas. Al final, identificamos que la literatura de cordel puede ser un atractivo considerable en las clases de Matemática, pues al mismo tiempo permite la creación de un ambiente con carácter interdisciplinario, permite que los estudiantes estudien y recuerden conceptos matemáticos para poder elaborar los respectivos cordeles, posibilitando una mayor interacción en el aula entendiendo que las Matemáticas van más allá de los números y las técnicas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JONATHAN MAYAN MORAIS RAMOS - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2022.pdfJonathan Mayan Morais Ramos - TCC Licenciatura em Educação do Campo CDSA 20222.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.