Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2061737412771864pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Glageane da Silva.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, Glageane da Silva.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393468945301497pt_BR
dc.description.resumoCom a chegada da pandemia, veio às dificuldades que a sociedade vem enfrentando, o mundo sofreu impactos sociais, econômicos, culturais, políticos e na educação. O impacto causado na educação pela pandemia está diretamente relacionado com o fechamento das instituições de ensino, inclusive de escolas de nível básico e superior. Dentro desse cenário de pandemia a educação teve que se reinventar com uma nova forma de ensino, pondo em prática a utilização das aulas remotas, sendo assim um desafio para os professores e alunos. Desse modo, este trabalho tem como objetivo investigar o conceito de educação no projeto de Lei 5595/20 para a categoria docente na Paraíba. O presente estudo desenvolvido tem como metodologia uma revisão bibliográfica, seguido de uma pesquisa na base de dados da Scielo sobre a educação como essencial x prioridade, logo após, foi realizado uma busca no site da SINTEP e no CNTE em busca das opiniões relacionado ao Projeto de Lei 5595/20. De acordo com os resultados obtidos é notório que tanto a SINTEP como a CNTE que são órgãos ligados à educação estão contra o PL 5595, na qual, colocar a educação em nossa sociedade atual como um serviço essencial para a população, mesmo em meio um cenário pandêmico. Contudo, não podemos dizer que a educação não é essencial a população, no entanto, devemos analisar diante de qual situação foi imposto a educação como serviço essencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação: essencial ou prioridade? um olhar sobre o PL 5595/20.pt_BR
dc.date.issued2022-08-22-
dc.description.abstractWith the arrival of the pandemic, came the difficulties that society has been facing, the world has suffered social, economic, cultural, political and education impacts. The impact caused on education by the pandemic is directly related to the closure of educational institutions, including elementary and higher schools. Within this pandemic scenario, education had to reinvent itself with a new form of teaching, putting into practice the use of remote classes, thus being a challenge for teachers and students. Thus, this work aims to investigate the concept of education in the bill 5595/20 for the teaching category in Paraíba. The present study developed has as methodology a bibliographic review, followed by a search in the Scielo database on education as essential x priority, soon after, a search was carried out on the SINTEP website and on the CNTE in search of opinions related to the Project. Of Law 5595/20. According to the results obtained, it is clear that all bodies linked to education are totally against PL5595, in which, placing education in our current society as an essential service for the population, even in the midst of a pandemic scenario. However, we cannot say that education is not essential to the population, however, we must analyze in which situation education was imposed as an essential service.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27478-
dc.date.accessioned2022-09-28T13:50:00Z-
dc.date.available2022-09-28-
dc.date.available2022-09-28T13:50:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - pandemia - impactospt_BR
dc.subjectEducação - prioridadept_BR
dc.subjectEducação - formas de ensino - pandemiapt_BR
dc.subjectAulas remotas - pandemiapt_BR
dc.subjectLei 5.595/20pt_BR
dc.subjectEducation - prioritypt_BR
dc.subjectRemote classes - pandemicpt_BR
dc.subjectEducation - pandemic - impactspt_BR
dc.subjectEducation - ways of teaching - pandemicpt_BR
dc.subjectEducación - prioridadpt_BR
dc.subjectClases a distancia - pandemiapt_BR
dc.subjectEducación - pandemia - impactospt_BR
dc.subjectEducación - formas de enseñar - pandemiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Samara da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducation: essential or priority? a look at the PL 5595/20.pt_BR
dc.title.alternativeEducación: esencial o prioritaria? una mirada al PL 5595/20.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Samara da Silva. Educação: essencial ou prioridade? um olhar sobre o PL 5595/20. 2022. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenCon la llegada de la pandemia, llegaron las dificultades que viene enfrentando la sociedad, el mundo sufrido impactos sociales, económicos, culturales, políticos y educativos. El impacto causado en educación por la pandemia está directamente relacionado con el cierre de instituciones de educación, incluidas las escuelas primarias y secundarias. Dentro de este escenario de pandemia, la la educación tuvo que reinventarse con una nueva forma de enseñar, poniendo en práctica la uso de clases a distancia, siendo así un reto para docentes y alumnos. De eso De esta manera, este trabajo tiene como objetivo investigar el concepto de educación en el proyecto de ley 5595/20 para la categoría docente en Paraíba. El presente estudio tiene como metodología una revisión bibliográfica, seguida de una búsqueda en la base de datos Scielo sobre la educación como esencial x prioridad, poco tiempo después se realizó una búsqueda en la página web de SINTEP y CNTE en busca de opiniones relacionadas con el proyecto de ley 5595/20. De acuerdo con los resultados obtenidos, es claro que tanto el SINTEP como la CNTE, que son vinculados a la educación se oponen al PL 5595, en el cual, poniendo la educación en nuestra sociedad como un servicio esencial para la población, aún en medio de un escenario de pandemia. Sin embargo, no podemos decir que la educación no sea esencial para la población, sin embargo, hay que analizar la situación en la que se impuso la educación como servicio esencial.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA DA SILVA SANTOS TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfSamara da Silva Santos - TCC Licenciatura em Química CES 2022281.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.