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Title: Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes.
Other Titles: Knowledge transfer in a franchise network and its relationship with franchisee satisfaction: a study in the gift segment.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Laise Gomes de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: POLICARPO, Manoela Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MACHADO, Petruska de Araujo.
Keywords: Franquias;Rede de franquias;Presentes criativos - segmento;Franchising;Satisfação de franqueados;Transferência de conhecimento - franquias;Suporte contínuo - franquias;Regressão linear;Estatística descritiva;Franqueadora e franqueados - relação;Deductibles;Franchise network;Creative gifts - segment;Franchisee satisfaction;Knowledge transfer - franchising;Ongoing support - franchises;Linear regression;Descriptive statistics;Franchisor and franchisees - relationship
Issue Date: 24-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Laise Gomes de Souza. Transferência de conhecimento em rede de franquia e sua relação com a satisfação dos franqueados: um estudo no segmento de presentes. 2022. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo teve por objetivo analisar a satisfação dos franqueados da rede objeto de estudo, em relação ao suporte contínuo e o processo de transferência de conhecimento da franqueadora. A partir da literatura teórica sobre o franchising, e abordando os conceitos referente à transferência de conhecimento e satisfação dos franqueados, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo. Este estudo teve como base uma rede de franquias que atua no segmento de presentes criativos, por questões éticas o nome da marca não foi divulgado. Aplicou-se um questionário online com todos os 50 franqueados que fazem parte da marca objeto de estudo. A análise envolveu estatísticas descritivas (medidas de tendência central e variabilidade), inferenciais (correlação e regressão) e regressão linear. Os resultados evidenciam que a capacidade da franqueadora em transferir conhecimento tem uma associação positiva na satisfação dos franqueados. O trabalho contribui ao passo em que evidencia o quão importante é a relação existente entre franqueadora e seus franqueados para o bom desempenho e expansão da marca.
Abstract: This article aimed to analyze the satisfaction of franchisees of the network object of study, in relation to the continuous support and the franchisor's knowledge transfer process. Based on the theoretical literature on franchising, and addressing the concepts related to knowledge transfer and franchisee satisfaction, a descriptive quantitative study was carried out. This study was based on a franchise network that operates in the creative gifts segment, for ethical reasons the brand name was not disclosed. An online questionnaire was applied to all 50 franchisees that are part of the brand object of study. The analysis involved descriptive statistics (measures of central tendency and variability), inferential (correlation and regression) and linear regression. The results show that the franchisor's ability to transfer knowledge has a positive association with franchisee satisfaction. The work contributes to the extent that it highlights how important the relationship between the franchisor and its franchisees is for the good performance and expansion of the brand.
Keywords: Franquias
Rede de franquias
Presentes criativos - segmento
Franchising
Satisfação de franqueados
Transferência de conhecimento - franquias
Suporte contínuo - franquias
Regressão linear
Estatística descritiva
Franqueadora e franqueados - relação
Deductibles
Franchise network
Creative gifts - segment
Franchisee satisfaction
Knowledge transfer - franchising
Ongoing support - franchises
Linear regression
Descriptive statistics
Franchisor and franchisees - relationship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27483
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