Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, J. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2901635096976386pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1NEGREIROS, Mônica Martins.-
dc.contributor.referee1IDNEGREIROS, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2383235196053330pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.-
dc.contributor.referee2IDALENCAR, A. C. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055262617186678pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.araujo-
dc.description.resumoEste texto é resultado da pesquisa realizada para construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O objetivo da referida pesquisa foi analisar as contribuições que a ação extensionista Pré-vestibular Solidário (PVS) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) traz para a formação docente inicial e profissional de estudantes egressos da Licenciatura em Educação do Campo. Os objetivos específicos foram os seguintes: a) Mapear o perfil dos estudantes egressos da Educação do Campo que participaram do PVS e coordenadores da ação extensionista; b) Registrar a partir de documentos do PVS indicativos do trato à formação docente e prática educativa dos estudantes que ministraram aulas no PVS; c) Compreender, a partir das falas dos sujeitos da pesquisa, quais as contribuições do PVS para a formação docente. O desenvolvimento do processo investigativo pautou-se na pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, sendo também de natureza básica, a qual visa à elaboração de novos conhecimentos, podendo ser úteis para pesquisas posteriores. Quanto aos procedimentos de coleta, utilizamos como instrumentos o questionário (aplicado com 06 egressos do curso) e a entrevista semiestruturada, realizada com um dos idealizadores da ação extensionista. Cabe salientar que as questões e debates relacionados à ação extensionista não se esgotam, na medida em que, articulada ao ensino e a pesquisa, e a partir das experiências vivenciadas, é parte constituinte da identidade profissional dos futuros docentes. Destacamos entre os resultados da pesquisa que o PVS tem uma grande implicância na vida dos sujeitos que participaram de suas atividades, de forma que eles veem na ação extensionista uma oportunidade de crescimento em sua formação pessoal, acadêmica e profissional, aprimorando aquilo que já sabem, e desenvolvendo novos saberes essenciais à sua prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campopt_BR
dc.titleContribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da Educação do Campo.pt_BR
dc.date.issued2022-09-01-
dc.description.abstractThis text is the result of the research carried out for the construction of the Course Completion Work (TCC) of the Interdisciplinary Degree in Rural Education at the Federal University of Campina Grande. The objective of this research was to analyze the contributions that the Solidarity Pre-university Entrance Examination (PVS) action of the Center for Sustainable Development of the Semiarid (CDSA/UFCG) brings to the initial and professional teacher training of students graduating from the Degree in Rural Education. The specific objectives were the following: a) To map the profile of students graduating from Rural Education who participated in the PVS and coordinators of the extension action; b) Record from PVS documents indicative of the treatment of teacher training and educational practice of students who taught classes at PVS; c) Understand, from the speeches of the research subjects, the contributions of the PVS to teacher education. The development of the investigative process was based on qualitative, exploratory and field research, being also of a basic nature, which aims to develop new knowledge, which may be useful for further research. As for the collection procedures, we used as instruments the questionnaire (applied to 06 graduates of the course) and the semi-structured interview, carried out with one of the creators of the extensionist action It should be noted that the issues and debates related to extension action are not exhausted, insofar as, articulated with teaching and research, and based on lived experiences, it is a constituent part of the professional identity of future teachers. Among the research results, we highlight that the PVS has a great impact on the lives of the subjects who participated in its activities, so that they see in the extension action an opportunity for growth in their personal, academic and professional training, improving what they already know, and developing new knowledge essential to their educational practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491-
dc.date.accessioned2022-09-28T20:20:15Z-
dc.date.available2022-09-28-
dc.date.available2022-09-28T20:20:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAção extensionistapt_BR
dc.subjectExtension actionpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectEgressos da Licenciatura em Educação do Campo – CDSApt_BR
dc.subjectGraduates of the Degree in Rural Education - CDSApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Juliana do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the solidarity pre-university university (PVS) extension action in the initial and professional academic training of students graduating from Rural Education.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Juliana do Nascimento. Contribuições da ação extensionista pré-vestibular solidário (PVS)na formação acadêmica inicial e profissional de estudantes egressos da Educação do Campo. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27491pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CDSA 2022.pdfJuliana do Nascimento Araújo - TCC Licenciatura em Educação do Campo CDSA 2022845.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.