Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
Title: As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
Other Titles: The contributions of the game Exploring the Relief in the process of teaching and learning of geographic content.
???metadata.dc.creator???: CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Di Lorenzo, Ivanalda Dantas Nóbrega.
Keywords: Geografia - ensino;Relevo terrestre;Jogos lúdicos;Prática docente;Explorando o relevo - jogo;Geography - teaching;Land relief;playful games;Teaching practice;Exploring the relief - game
Issue Date: 26-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CUSTODIA, Marcilandia dos Santos. As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2022. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a construção e utilização do jogo Explorando o Relevo, mostrando o leque de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo traz em sua proposta a abordagem da temática relacionada às principais características do Relevo Terrestre. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são os alunos da turma do 6º Ano A, juntamente com a professora de Geografia da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba. O estudo foi embasado a partir de pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em duas etapas: primeiramente, problematizamos uma aula expositiva e dialogada referente ao conteúdo Relevo Terrestre, apresentando suas principais características geográficas. A segunda e última etapa da oficina foi composta pela apresentação e aplicação do jogo Explorando o Relevo. Os resultados almejados com todas as etapas da pesquisa foram apresentados de forma significativa, possibilitando, assim, através da ludicidade, desenvolver ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, atrativos e interativos.
Abstract: This monographic work aimed to analyze the construction and use of the game Exploring the Relief, showing the range of contributions to the teaching process and learning in Geography. The game brings in its proposal the approach of the theme related to the main characteristics of the Land Relief. The subjects involved in this research are the students of the 6th Year A class, together with the Geography teacher at E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, located in the municipality of Cajazeiras, Paraíba. The study was based on bibliographic research that structured a workshop given in two stages: first, we problematized an expository and dialogic class regarding the Terrestrial Relief content, presenting its main geographical characteristics. The second and last stage of the workshop consisted of the presentation and application of the game Explorando o Relevo. The desired results with all stages of the research were presented in a significant way, thus enabling, through playfulness, to develop environments of more dynamic, attractive and interactive learning.
Keywords: Geografia - ensino
Relevo terrestre
Jogos lúdicos
Prática docente
Explorando o relevo - jogo
Geography - teaching
Land relief
playful games
Teaching practice
Exploring the relief - game
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MACILÂNDIA DOS SANTOS CUSTÓDIO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdfMacilândia dos Santos Custódio. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022.2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.