Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27517
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, J. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034245054494004pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804933907112231pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CARVALHO, Flávio José de.-
dc.contributor.advisor-co1IDCARVALHO, F. J.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1219291457473728pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luciano da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, L.pt_BR
dc.contributor.referee2ZUBEN, Marcos de Camargo von.-
dc.contributor.referee2IDZUBEN, M. C. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975045440893643pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação constitui Uma proposta de Ensino de Filosofia à Luz do Cuidado de Si em Foucault, ou seja, tem o objetivo de ser uma proposta de ensino aplicável a estudantes de Filosofia do Ensino Médio, de modo que, com base nela, eles possam sair do conhecimento de si para mergulhar na descoberta da importância de zelar por si mesmos, isto é, para o cuidado de si. Por isso, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, aproximamo-nos, sobretudo, da categoria foucaultiana do Cuidado de Si (epimeléia heautoû), a qual é mais do que uma proposta pedagógica a ser trabalhada nas nossas salas de aula, mais do que uma teoria a ser aplicada com os nossos alunos, haja vista que se trata de um modo de viver, de uma conduta de vida, de um assumir verdadeiramente a si mesmo como sujeito, conhecendo-se e cuidando-se. Trata-se, portanto, de trilhar um caminho psicopedagógico, a partir de práticas críticas de si que possam permitir ao próprio sujeito no caso, os estudantes essa consciência do fazer-se, do cuidar-se, entendendo que ela é um caminho fundamental para que o indivíduo possa se tornar sujeito autêntico de si mesmo. A partir do pensamento de Foucault, apontamos, também, algumas aproximações com a Educação e suas implicações nela, destacando que a Educação deve ser caminho de verdadeira libertação para o sujeito, durante a formação da sua subjetividade, mediante práticas críticas de si mesmo. Sugerimos que, na Escola, a Educação deve ser um lugar privilegiado para a resistência do sujeito, a partir do Cuidado de si. Por fim, como caminho prático para a viabilização do que propomos, apresentamos o projeto de contexto pós - pandêmico, uma vez que estamos impossibilitados de realizá-lo nos dias atuais. Mas, deixamos explicitados todos os passos do referido projeto a serem seguidos. Desse modo, poderemos alcançar os resultados desejados, no momento da sua aplicação. Adotamos, também, a escrita foucaultiana de si, a fim de possibilitar ao estudante esse caminho de encontro e de cuidado consigo mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.titleUma proposta do ensino de filosofia à luz do cuidado de si, em Foucault.pt_BR
dc.date.issued2021-09-30-
dc.description.abstractThis dissertation constitutes a proposal for Teaching Philosophy in the Light of Care for the Self in Foucault, that is, it aims to be a teaching proposal applicable to high school Philosophy students, based on which they can leave self-knowledge to immerse yourself in the discovery of taking care of yourself, that is, taking care of yourself. Therefore, from the thinking of philosopher Michel Foucault, approaching us, above all, to the Foucaultian category of Self Care (epimeleia heautoû), which is more than a pedagogical proposal to be worked on in our classrooms, more than that a theory to be applied with our students, given that it is a way of living, of a conduct of life, of truly assuming oneself as a subject, knowing oneself and taking care of oneself. It is about following a psychogogical path, from self-critical practices that can allow the subject - in this case, the students - this awareness of doing oneself, of taking care of oneself, understanding that it is a fundamental path for the individual can become an authentic subject of himself. Based on Foucault's thought, we also point out some approaches to Education and its implications in it, highlighting that Education must be a path of true liberation for the subject, during the formation of his subjectivity, through practices that are critical of himself. We suggest that Education, through the School's space, should be a privileged place for the subject's resistance, based on self-care. Finally, as a practical way to make what we propose possible, we present the intervention project, which we call "Fifth Philosophy", in order to be applied in the post-pandemic context, since we are unable to carry it out nowadays. But, we make explicit all the steps of the referred project to be followed. In this way, we will be able to achieve the desired results at the time of application. We also adopted the Foucaultian writing of the self, in order to allow the student this path of encounter and self-care.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27517-
dc.date.accessioned2022-10-04T14:09:37Z-
dc.date.available2022-10-04-
dc.date.available2022-10-04T14:09:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPráticas de sipt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectTeaching philosophypt_BR
dc.subjectSelf practicespt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectTake care of yourselfpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, José Jorge Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching philosophy in the light of self-care, in Foucault.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, José Jorge Santos. Uma proposta do ensino de filosofia à luz do cuidado de si, em Foucault. 2021. 144 fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia), Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ JORGE SANTOS RODRIGUES – DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2021.pdfJosé Jorge Santos Rodrigues - Dissertação (PROF-FILO) 2021.8.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.