Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27530
Title: Residência pedagógica: vivências e perspectivas de estudantes de Licenciatura em Química.
Other Titles: Pedagogical residency: experiences and perspectives of students from Chemistry graduation.
???metadata.dc.creator???: CARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, José Carlos Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VELARDEZ, Gustavo Fabian.
Keywords: Ensino de química;Química - ensino;Programa residência pedagógica;Formação docente - química;Estudantes - Química - UFCG/CES;Chemistry teaching;Chemistry - teaching;Pedagogical residency program;Teacher training - chemistry;Students - Chemistry - UFCG/CES
Issue Date: 18-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros. Residência pedagógica: vivências e perpectivas de estudantes de Licenciatura em Química. 2022. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A formação inicial docente tem sido pauta nos debates acadêmicos com necessidade de uma interlocução voltada para a formação de professores. Dessa forma no ano de 2018, na busca pela efetivação de uma práxis pedagógica para consolidar o processo formativo docente, o Governo Federal lança o Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de aperfeiçoar a formação inicial de professores das universidades públicas do Brasil e fortalecer o vínculo entre as Instituições de Ensino Superior e a educação básica. Desta forma, o Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité – PB foi contemplado com o edital. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cuité – PB, sobre a contribuição para a formação docente do Programa Residência Pedagógica, por meio de uma pesquisa quanti- qualitativa avaliando a fala dos entrevistados a cerca de suas vivências. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário disponibilizado pelo formulário Google Docs online aos residentes. Após triagem das falas dos residentes, foram comparados os argumentos dos contextos da Análise de Conteúdo. Em seguida, foi realizada a etapa de contextualização e discussão sobre as respostas presentes nos questionários recorrendo à literatura pertinente para embasar toda a discussão dos resultados. Em suas falas os alunos relataram a grande importância do programa para o amadurecimento profissional, pois apenas o estágio supervisionado não é suficiente para o aluno adquirir experiência em sala de aula, sendo também um dos melhores aspectos do programa, tendo em vista que o programa atende a seu principal objetivo que é aproximar a realidade da escola a Instituição de Ensino Superior.
Abstract: Initial teacher education has been the agenda in academic debates, with the need for dialogue focused on teacher education. Thus, in 2018, in the search for the implementation of a pedagogical praxis to consolidate the teaching training process, the Federal Government launches the Pedagogical Residency Program, with the objective of improving the initial training of teachers at public universities in Brazil and strengthening the bond between Higher Education Institutions and basic education. In this way, the Degree in Chemistry at the Federal University of Campina Grande Campus Cuité - PB was awarded the public notice. This study aimed to analyze the perception of students of the Degree in Chemistry at UFCG, campus Cuité - PB, about the contribution to teacher training of the Pedagogical Residency Program, through a quantitative-qualitative research evaluating the speech of respondents about their experiences. Data collection took place through a questionnaire made available through the online Google Docs form to residents. After screening the residents' statements, the arguments of the Content Analysis contexts were compared. Then, the contextualization and discussion step was carried out on the answers present in the questionnaires, using the relevant literature to support the entire discussion of the results. In their speeches, students reported the great importance of the program for professional maturation, as only the supervised internship is not enough for the student to acquire classroom experience, being also one of the best aspects of the program, given that the program meets to its main objective, which is to bring the reality of the school closer to the Higher Education Institution.
Keywords: Ensino de química
Química - ensino
Programa residência pedagógica
Formação docente - química
Estudantes - Química - UFCG/CES
Chemistry teaching
Chemistry - teaching
Pedagogical residency program
Teacher training - chemistry
Students - Chemistry - UFCG/CES
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27530
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS SANTOS CARDOSO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfMikaella Lohanna de Medeiros Santos Cardoso - TCC Licenciatura em Química CES 2022330.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.