Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARDOSO, M. L. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1137678009714572pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. C. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. T.pt_BR
dc.contributor.referee1IDKiara Tatianny Santos da Costa.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3387759380349526pt_BR
dc.contributor.referee2VELARDEZ, Gustavo Fabian.-
dc.contributor.referee2IDVELARDEZ, G. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDVelardez, G. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDVelardez, Gustavo.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438743198538735pt_BR
dc.description.resumoA formação inicial docente tem sido pauta nos debates acadêmicos com necessidade de uma interlocução voltada para a formação de professores. Dessa forma no ano de 2018, na busca pela efetivação de uma práxis pedagógica para consolidar o processo formativo docente, o Governo Federal lança o Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de aperfeiçoar a formação inicial de professores das universidades públicas do Brasil e fortalecer o vínculo entre as Instituições de Ensino Superior e a educação básica. Desta forma, o Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande Campus Cuité – PB foi contemplado com o edital. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de Licenciatura em Química da UFCG, campus Cuité – PB, sobre a contribuição para a formação docente do Programa Residência Pedagógica, por meio de uma pesquisa quanti- qualitativa avaliando a fala dos entrevistados a cerca de suas vivências. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário disponibilizado pelo formulário Google Docs online aos residentes. Após triagem das falas dos residentes, foram comparados os argumentos dos contextos da Análise de Conteúdo. Em seguida, foi realizada a etapa de contextualização e discussão sobre as respostas presentes nos questionários recorrendo à literatura pertinente para embasar toda a discussão dos resultados. Em suas falas os alunos relataram a grande importância do programa para o amadurecimento profissional, pois apenas o estágio supervisionado não é suficiente para o aluno adquirir experiência em sala de aula, sendo também um dos melhores aspectos do programa, tendo em vista que o programa atende a seu principal objetivo que é aproximar a realidade da escola a Instituição de Ensino Superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleResidência pedagógica: vivências e perspectivas de estudantes de Licenciatura em Química.pt_BR
dc.date.issued2022-08-18-
dc.description.abstractInitial teacher education has been the agenda in academic debates, with the need for dialogue focused on teacher education. Thus, in 2018, in the search for the implementation of a pedagogical praxis to consolidate the teaching training process, the Federal Government launches the Pedagogical Residency Program, with the objective of improving the initial training of teachers at public universities in Brazil and strengthening the bond between Higher Education Institutions and basic education. In this way, the Degree in Chemistry at the Federal University of Campina Grande Campus Cuité - PB was awarded the public notice. This study aimed to analyze the perception of students of the Degree in Chemistry at UFCG, campus Cuité - PB, about the contribution to teacher training of the Pedagogical Residency Program, through a quantitative-qualitative research evaluating the speech of respondents about their experiences. Data collection took place through a questionnaire made available through the online Google Docs form to residents. After screening the residents' statements, the arguments of the Content Analysis contexts were compared. Then, the contextualization and discussion step was carried out on the answers present in the questionnaires, using the relevant literature to support the entire discussion of the results. In their speeches, students reported the great importance of the program for professional maturation, as only the supervised internship is not enough for the student to acquire classroom experience, being also one of the best aspects of the program, given that the program meets to its main objective, which is to bring the reality of the school closer to the Higher Education Institution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27530-
dc.date.accessioned2022-10-05T17:31:55Z-
dc.date.available2022-10-05-
dc.date.available2022-10-05T17:31:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensinopt_BR
dc.subjectPrograma residência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docente - químicapt_BR
dc.subjectEstudantes - Química - UFCG/CESpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical residency programpt_BR
dc.subjectTeacher training - chemistrypt_BR
dc.subjectStudents - Chemistry - UFCG/CESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency: experiences and perspectives of students from Chemistry graduation.pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Mikaella Lohanna de Medeiros. Residência pedagógica: vivências e perpectivas de estudantes de Licenciatura em Química. 2022. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIKAELLA LOHANNA DE MEDEIROS SANTOS CARDOSO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfMikaella Lohanna de Medeiros Santos Cardoso - TCC Licenciatura em Química CES 2022330.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.