Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
Title: Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID-19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB.
Other Titles: Challenges of teaching geography in the context of the COVID-19 pandemic in a rural school in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Gessica Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO , Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
Keywords: Ensino de geografia;Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba;Pandemia COVID-19;Professor de Geografia - desafios no ensino;Teaching geography;Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba;COVID-19 pandemic;Geography teacher - challenges in teaching
Issue Date: 25-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Gessica Ferreira. Desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de COVID- 19 em uma escola rural de Cajazeiras-PB. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Como se sabe as escolas do campo possuem suas especificidades, pois se situam em contextos próprios e com características específicas do espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo identificar os desafios do ensino de geografia no contexto da pandemia de covid-19 em uma escola localizada no espaço rural de Cajazeiras – PB. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa de caracterização de uma escola do espaço rural, situada em uma comunidade rural do município de Cajazeiras-PB, buscando destacar os desafios enfrentados pela professora de Geografia durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que esses são temas relevantes, pois possuem uma conotação social que abrange a discussão acerca da significativa colaboração da escola do campo para formação da cidadania de cada educando, relacionando com as dificuldades que a mesma enfrenta em um momento de restrição social como esse. A escolha do tema se justifica pelo fato de que esse assunto traz consigo a oportunidade de colaborar com a formação inicial dos profissionais da educação que atuará na disciplina de geografia, para reconhecimento das prioridades que corroboram com o ensino e a aprendizagem escolar em contextos diferenciados como é o da escola do campo. Para a construção do texto foi utilizada a pesquisa bibliográfica, aliada ao estudo de campo, que buscou a aproximação com a escola do rural e seus sujeitos. Deu-se ênfase à concepção dos docentes sobre os principais obstáculos vivenciados durante a pandemia e sobre as ações que os permitiram transpor tais barreiras para efetivação de um ensino de qualidade. Para isso utilizou-se questionários junto à professora de Geografia trazendo à tona com suas próprias palavras os desafios vivenciados durante a pandemia em uma escola localizada no espaço rural. Os resultados apontam para dificuldades com uso e manuseio de novas tecnologias por parte dos profissionais da educação, como também o acesso restrito ou inexistente aos recursos tecnológicos como computadores, celulares e acesso a internet, tanto por parte dos professores como dos alunos, tendo como conseqüência desmotivação pelos estudos, baixa freqüência escolar e atraso no desenvolvimento da aprendizagem.
Abstract: As is known, rural schools have their specificities, as they are located in their own contexts and with specific characteristics of the rural space. In this sense, the present course conclusion work aims to identify the challenges of teaching geography in the context of the covid-19 pandemic in a school located in the rural area of ​​Cajazeiras - PB. To achieve these objectives, a characterization research of a rural school was carried out, located in a rural community in the municipality of Cajazeiras-PB, seeking to highlight the challenges faced by the Geography teacher during the Covid-19 pandemic. It is considered that these are relevant themes, as they have a social connotation that covers the discussion about the significant collaboration of the rural school for the formation of citizenship of each student, relating to the difficulties that it faces in a moment of social restriction like this. . The choice of theme is justified by the fact that this subject brings with it the opportunity to collaborate with the initial training of education professionals who will work in the discipline of geography, to recognize the priorities that corroborate with teaching and school learning in different contexts such as It's the country school. For the construction of the text, bibliographic research was used, allied to the field study, which sought to approach the rural school and its subjects. Emphasis was placed on the teachers' conception of the main obstacles experienced during the pandemic and on the actions that allowed them to overcome such barriers for the realization of quality education. For this, questionnaires were used with the Geography teacher, bringing out in her own words the challenges experienced during the pandemic in a school located in rural areas. The results point to difficulties with the use and handling of new technologies by education professionals, as well as restricted or non-existent access to technological resources such as computers, cell phones and internet access, both by teachers and students, resulting in lack of motivation for studies, low school attendance and delay in learning development.
Keywords: Ensino de geografia
Escola rural – Município - Cajazeiras- Paraíba
Pandemia COVID-19
Professor de Geografia - desafios no ensino
Teaching geography
Rural school – Municipality - Cajazeiras- Paraíba
COVID-19 pandemic
Geography teacher - challenges in teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27577
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GESSICA FERREIRA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2022.pdfMaria Gessica Ferreira Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2022. 611.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.