Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256534657375037pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Alexandre.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230944482954054pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Daisy Martins de.-
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566631888627796pt_BR
dc.contributor.referee2SASSERON, Lucia Helena.-
dc.contributor.referee2IDSASSERON, L. H.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6233372216363346pt_BR
dc.description.resumoA Educação traz, intrínseca a seu papel, a formação de um cidadão crítico e que seja capaz de compreender aquilo que o rodeia. Desta forma, é necessário que os conteúdos estejam em consonância com o momento social e histórico no qual estamos inseridos. O docente, seguindo essa adaptação ao momento e ao público, deve apropriarse de seus saberes a fim de contribuir de forma significativa no processo de ensinoaprendizagem dos alunos. Por isso, o presente trabalho apresenta os saberes docentes mobilizados por bolsistas do Programa de Iniciação à DocênciaPIBID da Física Licenciaturada Universidade Federal de Campina Grande, os “pibianos”, matriculados nos primeiros anos da graduação. A investigação teve como ponto de partida uma oficina com alunas de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande PB. O objetivo deste trabalho busca compreender como os “pibidianos” mobilizaram os saberes docentes durante a aplicação de uma oficina de caráter investigativo que advém de uma sequência investigativa sobre Física Moderna e Contemporânea elaborada pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Universidade de São Paulo. A aplicação, dizia respeito à Natureza da Ciência, através de uma atividade denominada de Caixa Preta, que busca trabalhar com os alunos sobre a utilização de Modelos na Ciência. O estudo se deu através da análise de relatos dos próprios escritos pelos “pibidianos”. A pesquisa, de caráter básico, apresenta um levantamento sobre os saberes mobilizados por professores, como por exemplo: Saberes Pessoais e Saberes Curriculares. O estudo em tela elenca um conjunto de saberes mobilizados por futuros professores em suas primeiras inserções ao magistério.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica Educaçãopt_BR
dc.titleA Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20-
dc.description.abstractThe education brings, intrinsic to its role, the formation of a critical citizen who is able to understand what surrounds him or her. Thus, it is necessary that the contents are in line with the social and historical moment in which we are inserted. The teacher, following this adaptation to the moment and to the public, must appropriate their knowledge in order to significantly contribute to the students' learning process. Therefore, the following work presents the teaching knowledge mobilized by PIBID scholarship holders, enrolled in the first years of their undergraduate degree in Physics. The starting point of the investigation was a workshop with students from a public school in Campina Grande PB. This work’s objective is to understand how the PIBID scholarship holders mobilized the teaching knowledge during the application of an investigative workshop that comes from an investigative sequence on Modern and Contemporary Physics elaborated by the Physics Research and Teaching Laboratory of the Universidade de São Paulo (USP). The application was related to the Nature of Science, through an activity called Black Box, which seeks to work with students on the use of Models in Science. The analysis of the work took place through the transcription of recordings made during the application of the workshop and reports written by the PIBID scholarship holders themselves. The research has a basic nature and it can bring with it a survey of the knowledge mobilized by two teachers, gathering as examples of the knowledge found personal knowledge, curricular knowledge, etc. And, despite the difficulties faced, such as the pandemic moment that devastates us, which led us to use precollected data, the work can present and analyze the knowledge mobilized by future teachers in their first insertions into teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589-
dc.date.accessioned2022-10-10T22:34:34Z-
dc.date.available2022-10-10-
dc.date.available2022-10-10T22:34:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - físicapt_BR
dc.subjectFormação de professores - físicapt_BR
dc.subjectPIBID – Física - UFCGpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectFísica contemporâneapt_BR
dc.subjectOficina de modelos – Caixa preta - físicapt_BR
dc.subjectOficina de espectroscopia – físicapt_BR
dc.subjectOficina de propriedades eletromagnéticaspt_BR
dc.subjectTeacher training - physicspt_BR
dc.subjectTraining of teachers - physicspt_BR
dc.subjectPIBID - Physics - UFCGpt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching by inquirypt_BR
dc.subjectModern physicspt_BR
dc.subjectContemporary physicspt_BR
dc.subjectWorkshop of models – Black box – physicalpt_BR
dc.subjectWorkshop spectroscopy - physicspt_BR
dc.subjectProperty Workshop electromagneticpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gildevan Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModern and contemporary physics and the formation teacher: an analysis of the knowledge mobilized by “Pibidians”.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gildevan Oliveira. A Física moderna e contemporânea e a formação docente: uma análise dos saberes mobilizados por “Pibidianos”. 2021. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27589pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILDEVAN OLIVEIRA SILVA - TCC LIC. FÍSICA CCT 2021.pdfGildevan Oliveira Silva - TCC Lic. Física CCT 2021645.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.