Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, C. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5489395025435240pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Mirleide Dantas.
dc.contributor.advisor1IDLOPES, M. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6166750398180798pt_BR
dc.contributor.referee1BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.description.resumoNos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente o nosso dia a dia. Neste ínterim, uma área do conhecimento que vem cada vez mais fazendo parte do nosso mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N), temática essencialmente interdisciplinar, uma vez que envolve conhecimentos de diversas áreas como: a Física, a Química e a Biologia. É interessante que assuntos atuais, como a N&N, sejam abordados em um ambiente no qual os indivíduos tenham um primeiro contato com as ciências, ou seja, na escola. Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode fazer com que os alunos compreendam como funcionam as tecnologias, que muitas vezes estão presentes em seu dia a dia, contribuindo com o processo de Alfabetização Científica destes estudantes. As descobertas tecnológicas também acabam influenciando no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC favorece o ensino de Nanociência e Nanotecnologia na educação básica. Este documento é estruturado através de competências e habilidades, que são desenvolvidas por meio dos saberes científicos. Nossa investigação partiu de uma pesquisa documental, em que procuramos entender, inicialmente, como a BNCC trata a interdisciplinaridade e a Alfabetização Científica. Além disso, identificamos quais habilidades estão vinculadas a conceitos relativos à N&N. Este procedimento resultou em uma análise do documento estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de discutir a BNCC a partir dos referenciais teóricos que pudessem fundamentar as categorias elencadas. Observamos, em nossa análise, que a implementação da BNCC favorece a abordagem da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente, por esta razão, almejamos que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar outros pesquisadores que trabalham com a respectiva temática, bem como professores que atuam na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica Educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental.pt_BR
dc.date.issued2021-10-18
dc.description.abstractIn the last few years, several technologies have been developed based on scientific knowledge and they directly influence our daily lives. Meanwhile, an area of knowledge that is increasingly making part of our experiential world is the Nanoscience and the Nanotechnology (N&N), an essentially interdisciplinary theme, since it involves knowledge from several areas such as: Physics, Chemistry and Biology. It is interesting that current affairs, like the N&N, are approached in an environment in which people have a first contact with the sciences, that is, at school. Addressing contemporary themes in the classroom can make students understand how technologies work, which are often present in their daily lives, contributing to the scientific literacy process of these students. Technological discoveries also end up influencing the development of educational legislation, including the BNCC. In its scope, this document aims to implement contemporary themes in the classroom. Thus, this research aims to analyze how the BNCC support the teaching of Nanoscience and Nanotechnology in the Basic Education. This document is organized around competencies and skills, which are developed through scientific knowledge. Our investigation started from a documental research, in which we tried to understand, initially, how the BNCC deals with interdisciplinarity and scientific literacy. Moreover, we identify which skills are linked to concepts related to N&N. This procedure resulted in an analysis of the document divided into three categories, namely: Interdisciplinarity; scientific literacy and scientific knowledge. We also carried out a bibliographical research, in order to discuss the BNCC from the theoretical references that could support the listed categories. We observed, in our analysis, that the implementation of the BNCC supports the N&N approach in the Basic Education. In the last few years, this approach has already been carried out, even if incipient, for this reason, we hope the results of the research now carried out can guide other researchers who work with this respective theme, as well as teachers who work in Basic Education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591
dc.date.accessioned2022-10-10T23:00:47Z
dc.date.available2022-10-10
dc.date.available2022-10-10T23:00:47Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNanociênciapt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comumpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFísica e educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectNanosciencept_BR
dc.subjectNanotechnologypt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectTeaching Physicspt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPhysics and educationpt_BR
dc.subjectDocument analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, César Teixeira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Nanoscience and Nanotechnology in the light of BNCC: a documental analysis.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, César Teixeira. Ensino de Nanociência e Nanotecnologia à luz da BNCC: uma análise documental. 2021. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27591pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÉSAR TEIXEIRA RODRIGUES - TCC LIC. FÍSICA CCT 2021.pdfCésar Teixeira Rodrigues -TCC Lic. Física CCT 2021.704.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.