Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
Title: O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.
Other Titles: Teaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Fernanda Borges de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
Keywords: Ensino de História - pandemia;PRÉ-ENEM - UFCG;Relato de experiência – ensino de História;Prática docente - História;Formação docente - História;Ensino remoto emergencial;History Teaching - Pandemic;Experience report - History teaching;Teaching practice - History;Teacher training - History;Emergency remote teaching
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.
Keywords: Ensino de História - pandemia
PRÉ-ENEM - UFCG
Relato de experiência – ensino de História
Prática docente - História
Formação docente - História
Ensino remoto emergencial
History Teaching - Pandemic
Experience report - History teaching
Teaching practice - History
Teacher training - History
Emergency remote teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA BORGES DE BRITO - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2020.pdfFernanda Borges de Brito - Relato de Experiência Lic. História CH 2020 586.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.