Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, F. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084781107461949pt_BR
dc.contributor.advisor1FRANÇA, Damiana de Matos Costa.-
dc.contributor.advisor1IDFRANÇA, D. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4289111722406162pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a relatar, através da minha visão como graduanda, a experiência de Prática de Ensino que ocorreu na Licenciatura em História, no semestre suplementar 2020.3 na Universidade Federal de Campina Grande. Apresento o processo de adaptação ao ambiente virtual de ensino da instituição, ao assumir a responsabilidade de realizar as atividades do “Curso de Extensão Pré Enem”, aberto pela unidade acadêmica de História como um aporte para os estudantes matriculados na Prática de Ensino em História e também para a comunidade, através do oferecimento da oportunidade de ensino voltado para o Enem de maneira gratuita e online. Neste sentido, esse relato apresenta uma experiência singular de contribuição para a formação de professora de história, reflexões sobre o Ensino Remoto Emergencial e a forma como este deve ser compreendido no ensino básico. Para tanto, houve a utilização da pesquisa bibliográfica, e da abordagem qualitativa que busca compreender o significado individual ou coletivo de um determinado fenômeno e das teses de autores como Paulo Freire (2002), Dea-Ribeiro Fenelon (2008) e Neusi Aparecida Navas Berbel (2011). A partir da abordagem qualitativa, o relato possibilitou a compreensão de como utilizar o Ensino Remoto Emergencial, quais as formas de ensinar história por via online e entender as possibilidades e dificuldades desse modo de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597-
dc.date.accessioned2022-10-11T12:12:13Z-
dc.date.available2022-10-11-
dc.date.available2022-10-11T12:12:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de História - pandemiapt_BR
dc.subjectPRÉ-ENEM - UFCGpt_BR
dc.subjectRelato de experiência – ensino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática docente - Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectHistory Teaching - Pandemicpt_BR
dc.subjectExperience report - History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practice - Historypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Fernanda Borges de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching History remotely at PRE-ENEM UFCG: an experience report on the practice in the year of 2020.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Fernanda Borges de. O ensino de História em remoto no PRÉ-ENEM UFCG: um relato de experiência sobre a prática no ano de 2020. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27597pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA BORGES DE BRITO - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2020.pdfFernanda Borges de Brito - Relato de Experiência Lic. História CH 2020 586.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.