Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27624
Title: Desenvolvimento do ambiente virtual do experimento transformadores de potência.
Other Titles: Development of the virtual environment of the power transformers experiment.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Laís Souto de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Edson Guedes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, George Rossany Soares de.
Keywords: Ambiente virtual de experimento;Transformadores de potência - experimento em ambiente virtual;Desenvolvimento de jogos;Plataforma virtual;Ambiente virtual de aprendizagem - jogos;Software Unity 3D;Software Virtual Studio Code;Software Fuse CC;Linguagem de programação C#;Laboratório de Alta Tensão - UFCG;Atividades laboratoriais remotas - pandemia de COVID-19;Simulação de atividades presenciais;Virtual experiment environment;Power transformers - experiment in a virtual environment;Game development;Virtual platform;Virtual learning environment - games;Unity 3D Software;Virtual Studio Code Software;Fuse CC Software;C# programming language;High Voltage Laboratory - UFCG;Remote laboratory activities - COVID-19 pandemic;Simulation of face-to-face activities
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Laís Souto de. Desenvolvimento do ambiente virtual do experimento transformadores de potência. 2021. 95f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27624
???metadata.dc.description.resumo???: A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) oferta, por meio da grade curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica (EE), a disciplina de Equipamentos Elétricos de cinco créditos. Quatro créditos são destinados às atividades teóricas e um crédito para as atividades laboratoriais. Com a pandemia pelo COVID-19, as atividades laboratoriais não puderam mais ser realizadas presencialmente, tornando inviável a oferta da disciplina pelo Departamento de Engenharia Elétrica, uma vez que para fixar o conhecimento teórico faz-se necessário realizar a aplicação do conhecimento na prática. A alternativa apresentada para viabilizar a oferta desta disciplina foi reunir uma força tarefa constituída por alunos de graduação, alunos de pós-graduação, voluntários e o professor da disciplina para transformar as atividades presenciais em atividades remotas. Foram desenvolvidos, em duas dimensões, todos os experimentos que seriam realizados no prédio do Laboratório de Alta Tensão (LAT) da UFCG. Com o objetivo de otimizar experimentos como o de inspeção visual de um transformador de potência, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente virtual base para a elaboração de uma plataforma para realização do experimento Transformadores de Potência em três dimensões. Nesta plataforma, as atividades que seriam realizadas na modalidade de ensino presencial, com o equipamento elétrico em foco, poderiam ser realizadas na modalidade de ensino remoto sem fazer uso de apenas fotografias tal como foi realizado na simulação em duas dimensões. Assim, foram desenvolvidos todos os ambientes do prédio em que funciona o LAT, com a aplicação do software Unity 3D, a fim de simular cada etapa que seria realizada presencialmente: desde a entrada do aluno no prédio do laboratório até a possibilidade de manusear os instrumentos de medição e de visualização dispostos na plataforma 3D e que podem ser aplicados da primeira à última atividade relacionada ao experimento Transformadores de Potência. Por se constituir em uma base para a simulação das atividades presenciais, conclui-se que os resultados obtidos com o desenvolvimento da plataforma virtual em três dimensões foram satisfatórios.
Abstract: The Federal University of Campina Grande (UFCG) offers, through the curriculum of the undergraduate course in Electrical Engineering (EE), the subject of Electrical Equipment of five credits. Four credits are for theoretical activities and one credit for laboratory activities. With the COVID-19 pandemic, laboratory activities could no longer be carried out in person, making it impossible to offer the discipline by the Department of Electrical Engineering, since to establish theoretical knowledge it is necessary to apply the knowledge in practice. The alternative presented to make the offer of this discipline viable was to gather a task force made up of undergraduate students, graduate students, volunteers and the professor of the discipline to transform face-to-face activities into remote activities. All the experiments that would be carried out in the building of the High Voltage Laboratory (LAT) at UFCG were developed in two dimensions. In order to optimize experiments such as the visual inspection of a power transformer, it was proposed the development of a base virtual environment for the development of a platform to carry out the Power Transformers experiment in three dimensions. On this platform, the activities that would be carried out in the face-to-face teaching modality, with the electrical equipment in focus, could be carried out in the remote teaching modality without using only photographs, as was done in the two-dimensional simulation. Thus, all environments of the building in which the LAT works were developed, with the application of Unity 3D software, in order to simulate each step that would be carried out in person: from the student's entry into the laboratory building to the possibility of handling the instruments measurement and visualization tools arranged on the 3D platform and which can be applied from the first to the last activity related to the Power Transformers experiment. As it constitutes a basis for the simulation of face-to-face activities, it is concluded that the results obtained with the development of the virtual platform in three dimensions were satisfactory.
Keywords: Ambiente virtual de experimento
Transformadores de potência - experimento em ambiente virtual
Desenvolvimento de jogos
Plataforma virtual
Ambiente virtual de aprendizagem - jogos
Software Unity 3D
Software Virtual Studio Code
Software Fuse CC
Linguagem de programação C#
Laboratório de Alta Tensão - UFCG
Atividades laboratoriais remotas - pandemia de COVID-19
Simulação de atividades presenciais
Virtual experiment environment
Power transformers - experiment in a virtual environment
Game development
Virtual platform
Virtual learning environment - games
Unity 3D Software
Virtual Studio Code Software
Fuse CC Software
C# programming language
High Voltage Laboratory - UFCG
Remote laboratory activities - COVID-19 pandemic
Simulation of face-to-face activities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27624
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS SOUTO DE SOUZA - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2021.pdfLaís Souto de Souza - TCC Eng. Elétrica CEEI 20213.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.