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dc.creator.IDSILVA, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801601796752104pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDLUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDE FIGUEIREDO LOPES LUCENA, ADRIANO ELÍSIO.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PATRICIO, Jonny Dantas.-
dc.contributor.advisor-co1IDPATRICIO, J. D.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDPATRICIO, JONNY.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDPATRICIO, JONNY DANTAS.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467510175248835pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.pt_BR
dc.contributor.referee1IDDA CHRISTIANE DE FIGUEIRÊDO LOPES L, LÊ.pt_BR
dc.contributor.referee1IDLOPES LUCENA, L. C. DE FIGUEIRÊDO.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234702016679131pt_BR
dc.contributor.referee2BELLO, Maria Isabela Marques da Cunha Vieira.-
dc.contributor.referee2IDBELLO, Maria Isabela Marques da Cunha Vieira.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6381756574084574pt_BR
dc.description.resumoO Módulo de Resiliência (𝑀𝑅) é um parâmetro fundamental para a caracterização do comportamento mecânico dos solos e agregados que compõem a estrutura do pavimento diante das ações dinâmicas do tráfego. No entanto, seu método padrão de determinação, por meio do ensaio triaxial de carga repetida, constitui um procedimento consideravelmente caro e de difícil execução. Nesse cenário, tem se mostrado promissor o uso dos ensaios in situ de Cone de Penetração Dinâmica (CPD) e Light Weight Deflectometer (LWD) para a estimativa do 𝑀𝑅, tendo em vista o aspecto portátil desses equipamentos, a rapidez e simplicidade dos métodos empregados, além da sua possibilidade de aplicação durante todo o curso de uma obra, desde a investigação preliminar à etapa de controle de qualidade. Dessa forma, este trabalho estudou o comportamento resiliente de oito solos arenosos oriundos de subleitos e sub-bases de pavimentos urbanos da cidade de Campina Grande-PB, com o objetivo de desenvolver correlações estatísticas entre o 𝑀𝑅 e os índices obtidos dos ensaios de CPD e LWD. A pesquisa experimental se dividiu em duas etapas, com a fase de campo correspondendo à realização dos ensaios de CPD e LWD, em conjunto com a determinação da umidade e da massa específica dos materiais e a coleta de amostras. Em laboratório, procedeu-se a caracterização dos materiais e a determinação do 𝑀𝑅 por meio de ensaios triaxiais sob diferentes condições de umidade, de modo que se pudesse estimar os valores correspondentes ao estado in situ dos materiais. Os resultados dos ensaios de 𝑀𝑅 foram ajustados com base em oito modelos constitutivos que estabeleceram a relação entre esse parâmetro e as variáveis do estado de tensões. Empregando- se uma abordagem onde os parâmetros 𝑘1, 𝑘2 e 𝑘3 do modelo de melhor desempenho eram correlacionados com os índices dos ensaios de CPD e LWD por meio de análises de regressão, obteve-se um conjunto de equações capazes de estimar o 𝑀𝑅 dos solos estudados sob diferentes níveis de tensões. Dentre as equações obtidas, as que se basearam no LWD apresentaram um melhor desempenho na estimativa do 𝑀𝑅, o que se associou a maior similaridade desse método com as condições mecânicas dos ensaios triaxiais. Por fim, concluiu-se que as equações propostas são limitadas a um contexto de solos locais e com características similares, de modo que sua aplicação deve ser restrita a tais condições particulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeotécnicapt_BR
dc.titleUso dos ensaios de cone de penetração dinâmica e light weight deflectometer na previsão do módulo de resiliência de solos.pt_BR
dc.date.issued2022-09-05-
dc.description.abstractThe Modulus of Resilience (𝑀𝑅) is a fundamental parameter for the characterization of the mechanical behavior of soils and aggregates that make up the pavement structure in the face of dynamic traffic actions. However, its standard method of determination, through the triaxial test of repeated loading, is a considerably expensive procedure and difficult to perform. In this scenario, the use of in situ tests of Cone of Dynamic Penetration (CPD) and Light Weight Deflectometer (LWD) for the estimation of 𝑀𝑅 has shown promise, in view of the portable aspect of these equipment, the speed and simplicity of the methods used. , in addition to its possibility of application throughout the course of a work, from the preliminary investigation to the quality control stage. Thus, this work studied the resilient behavior of eight sandy soils from subgrades and subbases of urban pavements in the city of Campina Grande-PB, with the objective of developing statistical correlations between the 𝑀𝑅 and the indices obtained from the CPD and LWD The experimental research was divided into two stages, with the field phase corresponding to the performance of the CPD and LWD tests, together with the determination of the humidity and specific mass of the materials and the collection of samples. In the laboratory, the characterization of the materials and the determination of 𝑀𝑅 were carried out through triaxial tests under different humidity conditions, so that the values ​​corresponding to the in situ state of the materials could be estimated. The test results of 𝑀𝑅 were fitted based on eight constitutive models that established the relationship between this parameter and stress state variables. Employing an approach where the parameters 𝑘1, 𝑘2 and 𝑘3 of the best performing model were correlated with the indices of the CPD and LWD tests through regression analyses, a set of equations capable of estimating the 𝑀𝑅 of soils was obtained studied under different stress levels. Among the equations obtained, those based on the LWD presented a better performance in the estimation of 𝑀𝑅, which was associated with the greater similarity of this method with the mechanical conditions of the triaxial tests. Finally, it was concluded that the proposed equations are limited to a context of local soils and with similar characteristics, so that their application must be restricted to such particular conditions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27630-
dc.date.accessioned2022-10-13T14:04:50Z-
dc.date.available2022-10-13-
dc.date.available2022-10-13T14:04:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectComportamento Mecânicopt_BR
dc.subjectEnsaios in situpt_BR
dc.subjectSolos Arenosospt_BR
dc.subjectFloorspt_BR
dc.subjectMechanical Behaviorpt_BR
dc.subjectEssay in situpt_BR
dc.subjectSandy soilspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Renato Lima da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of dynamic penetration and light weight cone tests deflectometer in predicting the soil resilience module.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Renato Lima da. Uso dos ensaios de cone de penetração dinâmica e light weight deflectometer na revisão do módulo de resiliência de solos. 2022. 247 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27630pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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