Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPIMENTEL, J. L. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435546221408363pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Ingrid Moura.-
dc.contributor.referee1IDWANDERLEY, I. M.pt_BR
dc.contributor.referee1IDWANDERLEY, INGRID MOURA.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157340213400778pt_BR
dc.contributor.referee2SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.-
dc.contributor.referee2IDSILVEIRA, Nathalie B. M.pt_BR
dc.contributor.referee2IDMOTA SILVEIRA, Nathalie.pt_BR
dc.contributor.referee2IDSILVEIRA, N. B. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179494888200977pt_BR
dc.contributor.referee3ANJOS, Kainara Lira dos.-
dc.contributor.referee3IDANJOS, K. L.pt_BR
dc.contributor.referee3IDANJOS, KAINARA LIRA DOS.pt_BR
dc.contributor.referee3IDDOS ANJOS, KAINARA LIRA.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288961603074693pt_BR
dc.description.resumoUtilizado para diversas finalidades, por diferentes públicos e em diferentes períodos, o espaço público possibilita a construção dos aspectos socioculturais de um povo, visto que é desenvolvido e ajustado à medida que surgem as necessidades das vivências em comunidade. Compreender o homem como um ser expressivo, que deixa marcas e conhecimentos por onde passa, explica o surgimento de identidades e culturas diferentes. Neste contexto, os monumentos urbanos podem ser considerados como artefatos de arte, implantados nos espaços públicos com as finalidades de fazer lembrar (monere) e ensinar (docere) – funções etimológicas sugeridas por Freire (1997) – fatos ou figuras que obtiveram notoriedade na trajetória evolutiva dos territórios urbanos. Para cumprir tais funções, faz-se necessário que os locais que recebem tais obras de arte, sejam bem estruturados para receber visitantes, promovendo-lhes experiências baseadas em proteção, conforto e oportunidades. Neste sentido, o presente trabalho apropriou-se de abordagens vinculadas à compreensão do design urbano e suas diretrizes, no intuito de estudar os espaços públicos dotados de monumentos às margens do Açude Velho, em Campina Grande-PB – considerando tais artefatos como elementos indissociáveis da paisagem urbana – investigando aspectos e fenômenos que influenciam na notoriedade da obra e na utilização do local por parte da população. Assim, a pesquisa empregou uma abordagem qualitativa e utilizou o estudo de caso como estratégia para concretização da análise. Desta maneira, a coleta de dados foi feita a partir dos critérios propostos por Ferreira (2009) para diagnóstico de espaços públicos com monumentos, realizando-se em duas fases (fase I e fase II). A fase I contou com o preenchimento de dois inquéritos propostos pela autora mencionada e com a captura de fotos. Já na fase II, foi realizada a análise a partir de nove aspectos propostos por Ferreira (2009), onde as fotos foram associadas para reforçar as informações coletadas. A partir do tratamento dos dados e da sua relação com o aporte teórico, geraram-se os resultados, que identificaram fatores positivos e negativos que influenciam a experiência dos visitantes nos espaços públicos. Conclui-se então, que os espaços urbanos dotados de monumentos devem ser compreendidos como componentes da vivência coletiva e como portadores da cultura local. A partir de tal entendimento, é possível sugerir qualquer intervenção ou desenvolver-se qualquer novo equipamento deste porte, contanto que o usuário seja considerado como protagonista desta construção urbana e cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesenhopt_BR
dc.titleDesing às margens do açude velho: uma análise do espaço público com foco nos monumentos urbanos de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.description.abstractUtilized for various purposes, by different audiences and in different periods, the public space allows the construction of the sociocultural aspects of a society, since it is developed and adjusted as the needs of community experiences arise. Understanding the man as an expressive being, who leaves marks and knowledge wherever he goes, explains the emergence of different identities and cultures. In this context, urban monuments can be considered as art artifacts, implanted in public spaces for the purpose of reminding (monere) and teaching (docere) – etymological functions suggested by Freire (1997) – facts or figures that have gained notoriety in the evolutionary trajectory of urban territories. To fulfill these functions, it is necessary that the places that receive such a work of art be well structured to receive visitors, promoting them experiences based on protection, enjoyment, and opportunities. In this aspect, the present work appropriated approaches linked to the understanding of urban design and its guidelines, to study the public spaces endowed with monuments on the banks of the Old Dam, in Campina Grande-PB – considering such artifacts as inseparable elements of the urban landscape – investigating aspects and phenomena that influence the notoriety of the work and the use of the site by the population. Thus, the research used a qualitative approach, and used the case study as a strategy to achieve the analysis. Accordingly, data were collected in two phases (Phase I and Phase II). Phase I included the completion of two surveys proposed by Ferreira (2009) for the diagnosis of public spaces with monuments, and with the capture of photos. In the phase II, the analysis was performed from nine aspects proposed by the same author, where the photos were associated to reinforce the collected information. From the data processing and its relationship with the theoretical contribution, the results were generated, which identified positive and negative factors that influence the experience of visitors in public spaces. It can be concluded, then, that urban spaces endowed with monuments should be understood as components of collective living and as carriers of local culture. Based on this understanding, it is possible to suggest any intervention or develop any new equipment of this size.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27643-
dc.date.accessioned2022-10-13T20:17:15Z-
dc.date.available2022-10-13-
dc.date.available2022-10-13T20:17:15Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign urbanopt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectInformação, comunicação e culturapt_BR
dc.subjectUrban designpt_BR
dc.subjectPublic placept_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectMonumentspt_BR
dc.subjectInformation, communication and culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPIMENTEL, Juliana Leite Evangelista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDesign on the banks of the old weir: an analysis of the public space with a focus on the urban monuments of Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationPimentel, Juliana Leite Evangelista. Desing ás margens do açude velho:uma análise do espaço público com foco nos monumentos urbanos de Campina Grande-PB. 2022. 251 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA LEITE EVANGELISTA PIMENTEL – DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2022.pdfJuliana Leite Evangelista Pimentel - Dissertação (PPGDesign) 2022.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.