Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDATAÍDE, T. X.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121618879584935pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Itamar Ferreira da.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSILVA, ITAMAR FERREIRA DA.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA DA SILVA, ITAMAR.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519pt_BR
dc.contributor.referee1ROSA, José Guilherme da Silva Santa.-
dc.contributor.referee1IDSanta Rosa, J.G.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJosé Guilherme Santa Rosa.pt_BR
dc.contributor.referee1IDJosé Guilherme da Silva Santa Rosa.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7686896980904000pt_BR
dc.contributor.referee2CADENA, Renata Amorim.-
dc.contributor.referee2IDCADENA, Renata A.pt_BR
dc.contributor.referee2IDCADENA, RENATA AMORIM.pt_BR
dc.contributor.referee2IDCADENA, RENATA.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793391773529394pt_BR
dc.description.resumoEra previsível que, com o advento da tecnologia, as atividades presentes nas esferas públicas seriam informatizadas. Todavia, a virtualização dos serviços precisava ser atrelada às necessidades e anseios dos servidores e do público em geral. Em função disso, esta pesquisa teve como objetivo geral realizar uma avaliação de usabilidade dos elementos visuais que compõem a interface visual do Sistema Eletrônico de Informação - SEI, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, utilizando os ícones como objeto de estudo para essa avaliação. A pesquisa se caracterizou como sendo aplicada, descritiva e quali-quantitativa (mista), cuja coleta de dados foi realizada com uso de plataforma e formulários digitais. O escopo da pesquisa foi composto por 78 professores da UFCG usuários do SEI. A avaliação híbrida foi validada a partir de dois formulários: o primeiro tratava de uma metodologia de compreensão espontânea do ícone, utilizado pelo pesquisador Formiga (2001), e o segundo foi desenvolvido pelo autor desta pesquisa, a partir da criação de uma escala de diferencial semântico utilizando alguns dos indicadores de qualidade de usabilidade de um ícone de Galitz (2007). A junção das duas metodologias mostrou alguns resultados promissores e foi possível perceber que elas podem ser complementares, dado que a avaliação espontânea apresentou um número grande de termos para cada ícone, uma vez que os usuários não sabiam o nome real da função do ícone. Já na avaliação semântica, foi percebido que os usuários relacionaram o grau de conhecimento do ícone também a elementos visuais já vistos em outras plataformas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqErgonomiapt_BR
dc.titleAvaliação de usabilidade dos ícones que compõem a interface visual do sistema eletrônico de informação SEI/UFCG a partir de uma abordagem híbrida.pt_BR
dc.date.issued2022-08-31-
dc.description.abstractPredictably, with the birth of technology, the activities present in public spheres would become digitalized. Nevertheless, services virtualization needed to be connected with the civil servants’ needs and aspirations and the public in general. Due to this, this research had the general goal of carrying out a usability evaluation of the visual elements that makes up the visual interface of the Electronic Information System – EIS, from the Federal University of Campina Grande – UFCG, using the icons as an object of study for this evaluation. The research was characterized as being applied, descriptive, and qualitative-quantitative (mixed), and data collection was carried out using a platform and digital forms. The scope of the research consisted of 78 professors from the UFCG using the EIS. A hybrid evaluation was validated in two forms: the first one dealt with the icon spontaneous comprehension methodology, used by the researcher Formiga (2001), and the second form was accomplished by the author of this paper, from the creation of a semantic differential scale using some of the usability quality indicators of an icon by Galitz (2007). The combination of these two methodologies showed some favorable results and it was possible to notice that they can be complementary, as the spontaneous evaluation showed a large number of terms for each icon, since users did not know the real name of the icon’s function. Regarding the semantic evaluation, it was noticed that users related the icon’s level of knowledge also to visual elements already seen on other platforms.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27644-
dc.date.accessioned2022-10-14T11:30:51Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-14T11:30:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign Centrado no Usuáriopt_BR
dc.subjectUsabilidade.pt_BR
dc.subjectÍcone.pt_BR
dc.subjectSEI/UFCG.pt_BR
dc.subjectUser-Centered Designpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectIconpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorATAÍDE, Thiago Xavier.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUsability Assessment of the Icons that make up the Interface Visualization of the Electronic Information System SEI/UFCG from an Approach hybrid.pt_BR
dc.identifier.citationATAÍDE, Thiago Xavier de. Avaliação de Usabilidade dos Ícones que compõem a Interface Visual do Sistema Eletrônico de Informação SEI/UFCG a partir de uma Abordagem Híbrida. 2022.170 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27644pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO XAVIER DE ATAÍDE – DISSERTAÇÃO PPGDesign 2022.pdfThiago Xavier de Ataíde - Dissertação PPGDesing 20226.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.