Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, A. K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6872225135817007pt_BR
dc.contributor.advisor1MARIBONDO, Juscelino de Farias.-
dc.contributor.advisor1IDMARIBONDO, Juscelino de Farias.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177641988447089pt_BR
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.-
dc.contributor.referee1IDSILVEIRA, N. B. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179494888200977pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Alcília Afonso de Albuquerque.-
dc.contributor.referee2IDMELO, ALCILIA AFONSO DE ALBUQUERQUE.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8112311200151943pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho se debruça sobre a escassez de material produzido com ênfase nas peças azulejares de Campina Grande-PB. Desenvolvendo um aporte de informações que auxilie na compreensão sobre a complexidade das composições dos murais azulejares das obras residenciais unifamiliares de caráter moderno na região, com intenção de propor um meio de preservação visual deste patrimônio cultural Paraibano. Partindo desta premissa, o estudo investiga os aspectos compositivos dos padrões encontrados, ordenando os pensamentos com base nas diretrizes do design de superfície, somado a elementos da linguagem visual. A contribuição transitiva destas áreas fortalece a construção de um material que atenda a premissa de preservação imagética, necessária para a compreensão dos elementos compositivos dos motivos presentes nos sistemas. A pesquisa adota o posicionamento de que a compreensão da linguagem visual presente nas peças tem função ativa na compreensão do design impresso nos murais, contribuindo assim, com a preservação da produção imagética cultural de uma região, mais especificamente na cidade de Campina Grande-PB. Debatendo sobre aspectos relacionados a falta de preservação deste patrimônio, que segue perdendo seu espaço em meio a malha urbana, enaltecendo a necessidade de preservar a memória visual deste detalhe arquitetônico, que contribui para o contexto das faces urbanas. Como consequência a esta constatação, o estudo enaltece o direito de uma sociedade ter acesso a estes elementos, constituintes das memórias afetivas e gráficas, que permeiam o saudosismo do observador, ativando diversas ligações afetivas com o produto azulejar e o contexto que o engloba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqErgonomiapt_BR
dc.titleComposição visual azulejar moderna de Campina Grande - PB: um levantamento dos painéis de 1960 a 1970.pt_BR
dc.date.issued2022-09-02-
dc.description.abstractThe purpose of this work focuses on the scarcity of material produced with emphasis on tile pieces from Campina Grande-PB. Developing a contribution of information that helps in understanding the complexity of the compositions of the tile murals of single-family residential works of modern character in the region, with the intention of proposing a means of visual preservation of this cultural heritage of Paraíba. Based on this premise, the study investigates the compositional aspects of the patterns found, ordering thoughts based on surface design guidelines, added to elements of visual language. The transitive contribution of these areas strengthens the construction of a material that meets the premise of image preservation, necessary for the understanding of the compositional elements of the motifs present in the systems. The research adopts the position that, the understanding of the visual language present in the pieces, has an active role in the understanding of the design printed on the murals, thus contributing to the preservation of the cultural imagery production of a region, more specifically in the city of Campina Grande-PB. Debating aspects related to the lack of preservation of this heritage, which continues to lose its space in the middle of the urban fabric, extolling the need to preserve the visual memory of this architectural detail, which contributes to the context of urban faces. As a consequence of this finding, the study praises the right of a society to have access to these elements, constituents of affective and graphic memories, which permeate the longing of the observer, activating several affective links with the tile product and the context that encompasses it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27645-
dc.date.accessioned2022-10-14T11:43:19Z-
dc.date.available2022-10-14-
dc.date.available2022-10-14T11:43:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesign de superficiept_BR
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectAzulejos - composição visualpt_BR
dc.subjectErgonomia, ambiente e processospt_BR
dc.subjectSurface designpt_BR
dc.subjectTiles - visual compositionpt_BR
dc.subjectModern architecturept_BR
dc.subjectErgonomics, environment and processespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Anderson Khallyl Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModern tile visual composition of Campina Grande - PB: a survey of the panels from 1960 to 1970.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Anderson Khallyl Farias. Composição visual azulejar moderna de Campina Grande - PB: um levantamento dos painéis de 1960 a 1970. 2022. 265 fl. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27645pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON KHALLYL FARIAS GOMES – DISSERTAÇÃO PPGDesign 2022.pdfAnderson Khallyl Farias Gomes - Dissertação PPGDesign 202226.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.