Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
Title: Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: GOMES, José Vamberto Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Alexandre.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Dayse Martins de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARINHO, Roziane Ribeiro.
Keywords: Luz e cor - concepção espontânea;Formação de professores - ensino fundamental;Ciências - ensino fundamental;Ensino de ciências - educação básica;Concepções epontâneas;Curso de Pedagogia - UFCG;Processo de aprendizagem;Aprendizagem;Mistura de cor luz;Light and color - spontaneous conception;Teacher training - elementary education;Science - elementary school;Science teaching - basic education;Spontaneous conceptions;Pedagogy Course - UFCG;Learning process;Learning;Light color mix
Issue Date: 2-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.
Abstract: The teaching of concepts from the field of natural sciences, as well as the concepts of color and light in the early years of Elementary School is essential for the development of more complex concepts during the basic education of students. The presence of spontaneous conceptions, however, ends up hindering the student's learning and conceptual development. Considering the teacher, a possible propagator of these conceptions, along with the didactic material used, it is important to verify if teachers in Pedagogy training make use of misconceptions to explain situations involving color and light. The objective of this work is to verify if, and how, the misconceptions about the concepts of color and light appear in generalist teachers in training. We carried out two activities with two undergraduate classes in Pedagogy at the Center for Humanities, Campus headquarters of the Federal University of Campina Grande – Paraíba – Brazil – UFCG. Through the answers of these subjects, it was possible to verify some difficulties and the presence of misconceptions already well spread in the literature. Once the presence of misunderstandings has been demonstrated, it is necessary to think of ways to provide the elementary level teacher with a complementation of science teaching so that he is able to teach it.
Keywords: Luz e cor - concepção espontânea
Formação de professores - ensino fundamental
Ciências - ensino fundamental
Ensino de ciências - educação básica
Concepções epontâneas
Curso de Pedagogia - UFCG
Processo de aprendizagem
Aprendizagem
Mistura de cor luz
Light and color - spontaneous conception
Teacher training - elementary education
Science - elementary school
Science teaching - basic education
Spontaneous conceptions
Pedagogy Course - UFCG
Learning process
Learning
Light color mix
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ VAMBERTO BARBOSA GOMES - TCC LIC. FÍSICA CCT 2022.pdfJosé Vamberto Barbosa Gomes - TCC Lic. Física CCT 2022690.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.