Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, J. N. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781635627109670pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, A. G. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0886300382020774pt_BR
dc.contributor.referee2PAULINO, Bárbara Barros.-
dc.contributor.referee2IDPAULINO, B. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0165456212667139pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.barbosa2-
dc.description.resumoO marketing político é de grande importância no mandato de um político, sendo um elemento chave na construção de uma boa imagem, dispondo de um conjunto de técnicas e estratégias para divulgar e promover ideias e ações. Diante disso, definiu-se como problema central dessa pesquisa a seguinte questão: Quais as ações, estratégias e instrumentos do marketing político foram utilizados pelos vereadores do município de Serra Branca-PB na eleição de 2020 e em seu mandato até julho de 2022 e suas implicações na sua imagem política? O objetivo geral do estudo consistiu em analisar os métodos do marketing político utilizados pelos vereadores de Serra Branca- PB nas eleições de 2020 e as percepções dos vereadores em período posterior às eleições. Os objetivos específicos são: Explorar conceitos e definições do marketing político e eleitoral; identificar as ações, estratégias e instrumentos de marketing político utilizados pelos vereadores nas eleições de 2020 e em seu mandato; descrever as ações que obtém êxito no marketing político dos vereadores em estudo. A respeito dos procedimentos metodológicos pode-se concluir que é uma pesquisa científica descritiva de natureza qualitativa, sendo realizado um estudo de caso, possuindo levantamento bibliográfico por meio de livros e artigos científicos. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de questionário com os 09 (nove) vereadores. Dessa forma, os resultados da pesquisa apresentaram que nenhum vereador possui uma equipe de planejamento. Ainda assim, os vereadores utilizam métodos do marketing político em seu mandato e a maioria acredita na contribuição que esses métodos podem proporcionar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Públicapt_BR
dc.titleAções e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca - PB desde as eleições de 2020.pt_BR
dc.date.issued2022-09-05-
dc.description.abstractPolitical marketing is of great importance in the mandate of a politician, being a key element in building a good image, having a set of techniques and strategies to disseminate and promote ideas and actions. In view of this, the following question was defined as the central problem of this research: What actions, strategies and instruments of political marketing were used by the councilors of the municipality of Serra Branca-PB in the 2020 election and in their term until July 2022 and their implications for your political image? The general objective of the study was to analyze the methods of political marketing used by councilors of Serra Branca-PB in the 2020 elections and the perceptions of councilors in the period after the elections. The specific objectives are: Explore concepts and definitions of political and electoral marketing; identify the political marketing actions, strategies and instruments used by councilors in the 2020 elections and in their term of office; to describe the actions that are successful in the political marketing of the councilors under study. Regarding the methodological procedures, it can be concluded that it is a descriptive scientific research of a qualitative nature, being carried out a case study, having a bibliographic survey through books and scientific articles. The method used for data collection was the application of a questionnaire with the 09 (nine) councilors. Thus, the survey results showed that no councilor has a planning team. Even so, councilors use political marketing methods in their mandate and most believe in the contribution that these methods can provide.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661-
dc.date.accessioned2022-10-17T19:53:30Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-17T19:53:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectPolitical marketingpt_BR
dc.subjectSerra Branca – PB - Vereadorespt_BR
dc.subjectSerra Branca - PB - Councilorspt_BR
dc.subjectMarketing eleitoralpt_BR
dc.subjectElectoral marketingpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico – campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectStrategic planning - electoral campaignpt_BR
dc.subjectMídias sociais e marketing eleitoralpt_BR
dc.subjectSocial media and electoral marketingpt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Jusiele Naiara Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePolitical marketing actions and strategies carried out by councilors of the municipality of Serra Branca - PB since the 2020 elections.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Jusiele Naiara Souza. Ações e estratégias do marketing político realizadas pelos vereadores do município de Serra Branca – PB desde as eleições de 2020. 2022. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27661pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSIELE NAIARA SOUZA BARBOSA - TCC GESTÃO PÚBLICA CDSA 2022.pdfJusiele Naiara Souza Barbosa - TCC Artigo Gestão Pública CDSA 2022909.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.