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Title: Sustentabilidade aplicada às universidades públicas: um estudo de caso aplicado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais.
Other Titles: Sustainability applied to public universities: a case study applied at the Center for Legal and Social Sciences.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José Henrique Felix da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACRI, Luma Michelly Soares Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Marcos Macri.
Keywords: Sustentabilidade;Universidade;Educação;Meio Ambiente;Sustainability;University;Education;Middle Environment
Issue Date: 29-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, José Henrique Felix da. Sustentabilidade aplicada às universidades públicas: um estudo de caso aplicado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, 2022. 37fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: A natureza alcançou níveis muito alto de exploração nos últimos dois séculos. Em tempo da maior crise ambiental de nossa era, as universidades têm buscado formar profissionais e cidadãos conscientes e preparados para compreender, gerir e apresentar soluções para essa crise ambiental. As Instituições de Ensino Superior são, por princípio, formadoras de profissionais e cidadãos para todas as comunidades, possuindo o papel histórico de transmissão do conhecimento científico e, em grande parte, da sua própria produção. O presente artigo teve como o objetivo geral avaliar o conjunto de práticas sustentáveis aplicados no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) a partir da visão dos gestores. A pesquisa se configurou como exploratória e descritiva, adotando como Universo o CCJS, sendo composto pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço social. Como fonte metodológica, a pesquisa aplicou o método MAIS, por meio de questionários aplicados junto aos coordenadores dos quatro cursos. Como principais resultados, o artigo apontou que o Centro apresenta uma grande inserção social em sua região e desenvolve projetos sustentáveis, mas ainda não possui uma política integrada em seu plano estratégico ou de desenvolvimento institucional, necessitando reestruturar as políticas articuladas pelos eixos sustentabilidade, educação ambiental e meio ambiente. Como conclusão, o estudo apontou que existe um desequilíbrio entre os cursos no trato do tema e que a universidade apresenta sinais de interesse no assunto, mas ele ainda não é uma realidade na instituição.
Abstract: Nature has reached very high levels of exploitation in the last two centuries. in time of greatest environmental crisis of our era, universities have sought to train professionals and citizens aware and prepared to understand, manage and present solutions for this environmental crisis. Higher Education Institutions are, in principle, trainers of professionals and citizens for all communities, having the historic role of transmission of scientific knowledge and, to a large extent, of its own production. O This article had the general objective of evaluating the set of sustainable practices applied at the Center for Legal and Social Sciences (CCJS) from the managers' point of view. THE research was configured as exploratory and descriptive, adopting the CCJS as Universe, being composed of the courses of Administration, Accounting Sciences, Law and Social Work. As methodological source, the research applied the MAIS method, through questionnaires applied with the coordinators of the four courses. As main results, the article pointed out that the Center has a great social insertion in its region and develops projects sustainable, but it still does not have an integrated policy in its strategic or institutional development, needing to restructure the policies articulated by the axes sustainability, environmental education and the environment. In conclusion, the study showed that there is an imbalance between the courses in dealing with the subject and that the university presents signs of interest in the subject, but it is not yet a reality in the institution.
Keywords: Sustentabilidade
Universidade
Educação
Meio Ambiente
Sustainability
University
Education
Middle Environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Artigo Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27673
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

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