Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
Title: Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino.
Other Titles: Listening teacher for teaching the deaf in basic education at ECIAC in Campina Grande: a context of training and teaching performance.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Gabriela Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Adriana Moreia de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Germana Silva de.
Keywords: Ensino de surdos;Professor ouvinte - ensino de surdos;Formação de professores;Educação especial;Proficiência da libras;Libras;Teaching the deaf;Listening teacher - teaching the deaf;Teacher training;Special education;Pounds proficiency;Pounds
Issue Date: 31-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Gabriela Silva. Professor ouvinte para o ensino de surdos na educação básica da ECIAC em Campina Grande: um contexto de formação e atuação de ensino. 2022. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a formação de professores na educação de surdos, mais especificamente, da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio de a Audiocomunicação de Campina Grande Demóstenes Cunha Lima (ECIAC), onde nos propomos investigar a fluência que esses professores que têm em Língua Brasileira de Sinais. O presente estudo teve como objetivo geral examinar o papel da formação e a atuação de professores ouvintes com relação a qualidade de uso da Libras a partir de suas metodologias de ensino para alunos surdos na Educação Básica. O estudo está referenciado pela legislação da Libras em relação à formação docente ouvinte de proficiência da Libras (BRASIL, 2002; 2005; QUADROS, 2008); pelos saberes sobre o professor ouvinte da Libras como um trabalhador na eduacação bilingue de surdos (FLORES; FINGER, 2014); pelos aspectos culturais e linguísticos necessários na formação específica para surdos (MOURA, 2020). A partir da metodologia de pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e quantitativa (GIL, 2008), escolhemos o questionário como instrumento para coleta dos dados e foram consideradas oito áreas para construção das perguntas que produziriam as informações sobre a aprendizagem, desenvolvimento e proficiência da Libras pelos professores. Os resultados sugerem que os professores ouvintes apesar de estudarem Libras em sua formação na graduação, se sentem inseguros quanto a qualidade de uso da Libras no primeiro momento de chegada na escola, bem como um aumento na proficiência da Libras para comunicação com os docentes e alunos surdos a medida que o tempo passa. Concluimos que a legislação (Lei 10.436/2002 e Decreto 5.626/2005) tem papel fudamental na atuação dos professores ouvintes na educação de surdos, tendo a qualidade de uso da Libras melhorado a depender do respeito e oportunidade de formação destes, conscientizados pelos estudos que a Libras é língua fundamental do processo de aprendizagem de alunos surdos.
Keywords: Ensino de surdos
Professor ouvinte - ensino de surdos
Formação de professores
Educação especial
Proficiência da libras
Libras
Teaching the deaf
Listening teacher - teaching the deaf
Teacher training
Special education
Pounds proficiency
Pounds
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Libras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27682
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA SILVA ARAÚJO - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdfGabriela Silva Araújo - TCC Letras Libras CH 2022574.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.