Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO NETO, J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516439249306343pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, José Otávio.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, J. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7106694267459903pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Antônio Carlos Barbosa de;-
dc.contributor.referee1IDSOUZA, A. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Bruno Pereira.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, B. P.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho busca discorrer acerca da construção das representações iconográficas ao longo da história do cristianismo e a importância dessas representações ao longo da determinação de padrões e verdade. Com esse objetivo, pesquisamos entre os autores da história de Cristo, como Barth. D. Hermann e John Dominic Crossan, com o objetivo de entender a presença de Jesus no recorte pobre da sociedade judaica do século I, tratamos de autores do judaísmo, a exemplo de Simon Schama e Ivan E. Rocha, com ênfase na formação e fechamento desse povo às interferências de outras culturas, e da história das artes como Gombrich para entendermos desde a presença de Jesus na classe pobre de Israel, passando pela construção do povo judeu e seu costume de negar o uso de imagens, até a construção da arte cristã como resultado de misturas e contatos das mais diversas culturas. Por fim, utilizamos do trabalho de autores como Eduardo França Paiva para expor a importância das imagens ao longo da formação humana enquanto dotada de verdades, preconceitos e crenças. Com a intenção de ilustrar o debate apresentamos algumas iconografias que justificam nosso trabalho e concluímos a força destas para a concepção de preconceitos e verdades na contemporaneidade. Considerando a discussão sobre arte, religião e costumes, guiamos o trabalho em uma linha de história cultural e mantemos o debate debruçado nesses estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA imagem de Cristo e a iconografia cristã: o papel das representações na construção de padrões, mitos e preconceitos.pt_BR
dc.date.issued2022-04-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27690-
dc.date.accessioned2022-10-25T17:06:22Z-
dc.date.available2022-10-25-
dc.date.available2022-10-25T17:06:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectImagem de cristopt_BR
dc.subjectIconografia cristãpt_BR
dc.subjectRepresentações iconográficas - cristianismopt_BR
dc.subjectHistória do cristianismo - iconografiapt_BR
dc.subjectArte e religiãopt_BR
dc.subjectPadrõespt_BR
dc.subjectMitospt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectCristianismo - iconografiapt_BR
dc.subjectImage of christpt_BR
dc.subjectChristian iconographypt_BR
dc.subjectIconographic representations - Christianitypt_BR
dc.subjectHistory of Christianity - iconographypt_BR
dc.subjectArt and religionpt_BR
dc.subjectStandardspt_BR
dc.subjectMythspt_BR
dc.subjectPrejudicespt_BR
dc.subjectChristianity - iconographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO NETO, João Balduino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe image of Christ and Christian iconography: the role of representations in the construction of patterns, myths and prejudices.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO NETO, João Balduíno de. A imagem de Cristo e a iconografia cristã: o papel das representações na construção de padrões, mitos e preconceitos. 2022. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27690pt_BR
dc.description.astrattoThe work seeks to discuss the construction of iconographic representations throughout the history of Christianity and the importance of these representations throughout the determination of standards and truth. To that end, we searched among the authors of the history of Christ, such as Barth. D. Hermann and John Dominic Crossan, in order to understand the presence of Jesus in the poor cut of Jewish society in the first century, we deal with authors of Judaism, such as Simon Schama and Ivan E. Rocha, with emphasis on formation and closure from this people to the interference of other cultures, and from the history of the arts like Gombrich to understand from the presence of Jesus in the poor class of Israel, through the construction of the Jewish people and their custom of denying the use of images, to the construction of Christian art as a result of mixtures and contacts of the most diverse cultures. Finally, we use the work of authors such as Eduardo França Paiva to expose the importance of images throughout human formation as endowed with truths, prejudices and beliefs. With the intention of illustrating the debate, we present some iconographies that justify our work and conclude their strength for the conception of prejudices and truths in contemporaneity. Considering the discussion about art, religion and customs, we guide the work in a cultural history line and keep the debate focused on these studies.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO BALDUÍNO DE BRITO NETO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2022.pdfJoão Balduíno de Brito Neto - TCC Lic. História CH 20221.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.