Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
Title: Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.
Other Titles: Report of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Práticas pedagógicas;Programa de Educação Tutorial - História - UFCG;Comunidade Quilombola do Grilo - PB;Ensino de História;Histórias em quadrinhos;Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB;Educação libertadora;Pedagogical practices;Tutorial Education Program - History - UFCG;Quilombola Community of Grilo - PB;History teaching;Comics;Liberating education
Issue Date: Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.
Keywords: Práticas pedagógicas
Programa de Educação Tutorial - História - UFCG
Comunidade Quilombola do Grilo - PB
Ensino de História
Histórias em quadrinhos
Quilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PB
Educação libertadora
Pedagogical practices
Tutorial Education Program - History - UFCG
Quilombola Community of Grilo - PB
History teaching
Comics
Liberating education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO BATISTA PEREIRA DE LIMA - RELATO DE EXPERIÊNCIA HISTÓRIA CH 2022.pdfJoão Batista Pereira de Lima - Relato de Experiência História CH 20221.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.