Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA SEGUNDO, J. B. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1993215003905407pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Manuela Aguiar Damião de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, M. A. D.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI. S. L. O.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como proposta fazer o relato de um graduando em História em uma das sua experiências de prática de ensino durante um curso ministrado pelo Programa de Educação Tutorial de História, da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2019 na Escola de Ensino Fundamental Manoel Joaquim de Araújo, estabelecida na comunidade quilombola do Grilo, localizada na região de Riachão do Bacamarte, no Agreste da Paraíba. Esse trabalho visa analisar, através da prática, o processo de pesquisa e execução de aula, propondo discutir sobre as novas fontes historiográficas como ferramentas pedagógicas, em específico as histórias em quadrinhos (comic books para os estadunidenses ou gibis para os brasileiros), evidenciando que são produtos de um contexto social e podem dialogar com a nossa realidade como, por exemplo, a questão da representatividade negra nos quadrinhos, que foi o tema da aula ministrada. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa para compreender todo o processo de pesquisa, ação e discussão da aula sobre representatividade negra nos quadrinhos (1940-1960), no qual foi usado os autores como Paulo Freire (2015), Waldomiro Vergueiro (2004) e Túlio Vilela (2004) para dialogar os melhores métodos de para trabalhar desde os conceitos de ensinar associando com a realidade do aluno até a discussão de como as histórias em quadrinhos podem auxiliar o ensino de História num contexto de luta contra o racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleRelato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB.pt_BR
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691-
dc.date.accessioned2022-10-25T17:56:25Z-
dc.date.available2022-10-25-
dc.date.available2022-10-25T17:56:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial - História - UFCGpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Grilo - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectQuilombo do Grilo - Riachão do Bacamarte - PBpt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTutorial Education Program - History - UFCGpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Grilo - PBpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA SEGUNDO, João Batista Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReport of pedagogical practices during the PET-History/UFCG course in the Quilombola do Grilo Community - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, João Batista Pereira de. Relato das práticas pedagógicas durante o curso do PET-História/UFCG na Comunidade Quilombola do Grilo - PB. 2022. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27691pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO BATISTA PEREIRA DE LIMA - RELATO DE EXPERIÊNCIA HISTÓRIA CH 2022.pdfJoão Batista Pereira de Lima - Relato de Experiência História CH 20221.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.