Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
Title: A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero.
Other Titles: The relationship between philosophy teaching, cinema and gender issues.
???metadata.dc.creator???: MALAQUIAS, Romualdo Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Flávio de.
Keywords: Ensino de filosofia;Cinema e filosofia;Questões de gênero;Cinema e questões de gênero;Identidades de gênero e cinema;Cinema - recurso didático;Filosofia no ensino médio;Simone de Beauvoir - O segundo sexo;Judith Butler - problemas de gênero;Júlio Cabrera - O cinema pensa;Teaching philosophy;Cinema and philosophy;Gender issues;Film and gender issues;Gender identities and cinema;Cinema - didactic resource;Philosophy in high school;Simone de Beauvoir - The second sex;Judith Butler - Gender Issues;Júlio Cabrera - Cinema thinks
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MALAQUIAS, Romualdo Batista. A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. 2022. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa aborda a utilização do cinema como forma de se trabalhar as Questões de Gênero no Ensino de Filosofia do Ensino Médio. Nesse sentido, investiga primeiramente a relação entre o Cinema e a Filosofia através da produção de conceitos-imagens e problematiza as questões de Gênero e a Filosofia. Em seguida, apresentamos a relação entre cinema e questões de gênero, onde o cinema colocase como recurso didático importante nas aulas de Filosofia. O objetivo geral foi compreender como, no ensino de filosofia, podemos trabalhar questões de gênero utilizando o cinema como recurso metodológico, trazendo objetivos específicos, tais como, analisar a relação entre o ensino de filosofia e o cinema; compreender como o cinema expressa os aspectos constitutivos das identidades de gênero. A metodologia utilizada é qualitativa de natureza básica, exploratória e bibliográfica. Relata a experiência dos Estágios Supervisionados do curso de Filosofia, modalidade Licenciatura, da UFCG. O referencial teórico resulta de uma articulação entre os conceitos de compreensão do corpo na obra O segundo sexo (2016), de Simone de Beauvoir, e a construção de subjetividade na obra Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade (2018), de Judith Butler; e o de conceito-imagem presente na obra O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), de Júlio Cabrera. O resultado alcançado mostra que o cinema como ferramenta metodológica em sala de aula tem muito a contribuir para o ensino de Filosofia no Ensino Médio e para o filosofar em sala de aula.
Abstract: This research addresses the use of cinema to work on Gender Issues in Philosophy Teaching in High School. It primarily investigates the relationship between Cinema and Philosophy through the production of concept-images, and it also problematizes Gender Issues and Philosophy. Next, the relationship between cinema and gender issues is presented, in which cinema represents an important didactic resource in Philosophy classes. The main objective was to understand how cinema could be used as a methodological resource to work on gender issues in philosophy teaching, raising specific objectives, such as to analyze the relationship between philosophy teaching and cinema; and to understand how cinema expresses the constitutive aspects of gender identities. The research presents a qualitative methodology with a basic, exploratory and bibliographic nature. It reports the experience of the Supervised Internships of the Philosophy undergraduation, licentiate degree, at UFCG. The theoretical framework is a result of an articulation between the concepts of understanding of the body in The Second Sex (2016), by Simone de Beauvoir, of the construction of subjectivity in Gender trouble: feminism and subversion of identity (2018), by Judith Butler, and of the concept-image in O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), by Júlio Cabrera. The result demonstrates that cinema, as a methodological tool in the classroom, has much to contribute to Philosophy Teaching in High School and to philosophizing in the classroom.
Keywords: Ensino de filosofia
Cinema e filosofia
Questões de gênero
Cinema e questões de gênero
Identidades de gênero e cinema
Cinema - recurso didático
Filosofia no ensino médio
Simone de Beauvoir - O segundo sexo
Judith Butler - problemas de gênero
Júlio Cabrera - O cinema pensa
Teaching philosophy
Cinema and philosophy
Gender issues
Film and gender issues
Gender identities and cinema
Cinema - didactic resource
Philosophy in high school
Simone de Beauvoir - The second sex
Judith Butler - Gender Issues
Júlio Cabrera - Cinema thinks
???metadata.dc.subject.cnpq???: Filosofia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Filosofia - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMUALDO BATISTA MALAQUIAS - TCC LIC. FILOSOFIA CH 2022.pdfRomualdo Batista Malaquias -TCC Lic. Filosofia CH 2022.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.