Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMALAQUIAS, R. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5970705909136182pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Flávio de.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, F.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a utilização do cinema como forma de se trabalhar as Questões de Gênero no Ensino de Filosofia do Ensino Médio. Nesse sentido, investiga primeiramente a relação entre o Cinema e a Filosofia através da produção de conceitos-imagens e problematiza as questões de Gênero e a Filosofia. Em seguida, apresentamos a relação entre cinema e questões de gênero, onde o cinema colocase como recurso didático importante nas aulas de Filosofia. O objetivo geral foi compreender como, no ensino de filosofia, podemos trabalhar questões de gênero utilizando o cinema como recurso metodológico, trazendo objetivos específicos, tais como, analisar a relação entre o ensino de filosofia e o cinema; compreender como o cinema expressa os aspectos constitutivos das identidades de gênero. A metodologia utilizada é qualitativa de natureza básica, exploratória e bibliográfica. Relata a experiência dos Estágios Supervisionados do curso de Filosofia, modalidade Licenciatura, da UFCG. O referencial teórico resulta de uma articulação entre os conceitos de compreensão do corpo na obra O segundo sexo (2016), de Simone de Beauvoir, e a construção de subjetividade na obra Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade (2018), de Judith Butler; e o de conceito-imagem presente na obra O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), de Júlio Cabrera. O resultado alcançado mostra que o cinema como ferramenta metodológica em sala de aula tem muito a contribuir para o ensino de Filosofia no Ensino Médio e para o filosofar em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.titleA relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero.pt_BR
dc.date.issued2022
dc.description.abstractThis research addresses the use of cinema to work on Gender Issues in Philosophy Teaching in High School. It primarily investigates the relationship between Cinema and Philosophy through the production of concept-images, and it also problematizes Gender Issues and Philosophy. Next, the relationship between cinema and gender issues is presented, in which cinema represents an important didactic resource in Philosophy classes. The main objective was to understand how cinema could be used as a methodological resource to work on gender issues in philosophy teaching, raising specific objectives, such as to analyze the relationship between philosophy teaching and cinema; and to understand how cinema expresses the constitutive aspects of gender identities. The research presents a qualitative methodology with a basic, exploratory and bibliographic nature. It reports the experience of the Supervised Internships of the Philosophy undergraduation, licentiate degree, at UFCG. The theoretical framework is a result of an articulation between the concepts of understanding of the body in The Second Sex (2016), by Simone de Beauvoir, of the construction of subjectivity in Gender trouble: feminism and subversion of identity (2018), by Judith Butler, and of the concept-image in O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes (2006), by Júlio Cabrera. The result demonstrates that cinema, as a methodological tool in the classroom, has much to contribute to Philosophy Teaching in High School and to philosophizing in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696
dc.date.accessioned2022-10-25T21:33:38Z
dc.date.available2022-10-25
dc.date.available2022-10-25T21:33:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectCinema e filosofiapt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectCinema e questões de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidades de gênero e cinemapt_BR
dc.subjectCinema - recurso didáticopt_BR
dc.subjectFilosofia no ensino médiopt_BR
dc.subjectSimone de Beauvoir - O segundo sexopt_BR
dc.subjectJudith Butler - problemas de gêneropt_BR
dc.subjectJúlio Cabrera - O cinema pensapt_BR
dc.subjectTeaching philosophypt_BR
dc.subjectCinema and philosophypt_BR
dc.subjectGender issuespt_BR
dc.subjectFilm and gender issuespt_BR
dc.subjectGender identities and cinemapt_BR
dc.subjectCinema - didactic resourcept_BR
dc.subjectPhilosophy in high schoolpt_BR
dc.subjectSimone de Beauvoir - The second sexpt_BR
dc.subjectJudith Butler - Gender Issuespt_BR
dc.subjectJúlio Cabrera - Cinema thinkspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMALAQUIAS, Romualdo Batista.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between philosophy teaching, cinema and gender issues.pt_BR
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Romualdo Batista. A relação entre o ensino de filosofia, o cinema e as questões de gênero. 2022. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27696pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Filosofia - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMUALDO BATISTA MALAQUIAS - TCC LIC. FILOSOFIA CH 2022.pdfRomualdo Batista Malaquias -TCC Lic. Filosofia CH 2022.1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.