Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27698
Title: Artes de gestar o envelhecimento: subjetividades, sensibilidades e memórias na Universidade Aberta á Maturidade - UAMA- Campina Grande (2008-2017).
Other Titles: Arts of managing aging: subjectivities, sensibilities and memories at the Universidade Aberta à Maturidade - UAMA- Campina Grande (2008-2017).
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Janaína Leandro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Vivian Galdino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Luziana Ramalho.
Keywords: História social;História e memórias;Envelhecimento;Subjetividades e sensibilidades;Social history;Aging;History and memories;Subjectivities and sensitivities
Issue Date: 30-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Janaina Leandro. Artes de gestar o envelhecimento: subjetividades, sensibilidades e memórias na Universidade Aberta á Maturidade - UAMA - Campina Grande (2008-2017). 2018. 195 fl. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27698
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa, analisamos as memórias de idosos e idosas acerca do envelhecimento, na UAMA (Universidade Aberta à Maturidade), cidade de Campina Grande, Paraíba, tendo como recorte temporal o período de 2008, ano de construção do projeto na Universidade Estadual da Paraíba a 2017, formação da recente turma. Como objetivo geral, problematizamos as memórias, sensibilidades e subjetividades escritas e narradas oralmente pelos sujeitos que compõem a UAMA, enquanto espaço. Refletimos acerca da disciplina e governamentalidade para corpos envelhecidos e a concepção de currículo adotada na perspectiva de promover velhices “ativas e saudáveis”. Analisamos os enunciados dos alunos e alunas idosos e idosas e suas experiências de envelhecimento na UAMA como espaço de sociabilidades e intersubjetividades nas relações geracionais e intergeracionais construídas com o outro para (res)significação de outras estéticas da existência. Discuti as diversas narrativas de homens e mulheres que se representam como alunos(as) idosos(as) na UAMA refletindo sobre seus sentimentos, no que diz respeito às escritas e narrativas de si, na construção de histórias de vida, usando a memória como uma maneira de dizer a si, em infâncias, juventudes, na relação entre família, namoros e trabalho. A documentação utilizada faz parte do acervo material do cotidiano escolar da instituição, Memoriais de vida e fontes orais a partir de entrevistas realizadas com coordenadores, professores e idosos e idosas. Dialogamos teoricamente com alguns autores a exemplo de Michel Foucault (1979), Francisco Ortega (1999), Michel de Certeau (2010) e Alistair Thompson (1997). Com este trabalho, buscamos contribuir com a discussão sobre a história da educação e das práticas educativas para pensar as experiências e subjetividades relacionadas ao envelhecimento.F
Abstract: In this research we analyze the memory of elderly people about aging in a case study conducted at UAMA (University Open to Maturity) in Campina Grande, Paraíba. The time frame for this work encompasses the period of 2008, the year the project was created at UEPB, until 2017 training of the recent class. With general objective we discuss the memories, sensibilities and subjectivities written and told by the students at UAMA. We reflect upon the discipline and governability to aged bodies and the conception of curriculum adopted in the light of promoting healthy and active aging process. We analyze the enunciation of students and their aging perspective at UAMA as a space of sociability and intersubjectivities in the intergenerational and generational relationships built with others to (re)define esthetic of living. We discuss the diverse narratives of men and women who represent the students at UAMA reflecting upon feelings concerning the writing and self-narratives in the construction of their lives using the memory as a way to tell oneself in childhood, youth, in the family relation, relationship and work. The documents used as part of the collection of daily school routine in the institution Memories of life and narratives taken from interviews conducted with coordinators, professors and the elderly. As theorical framework we have Michel Foucault (1979), Francisco Ortega (1999), Michel de Certeau (2010) and Alistair Thompson (1997). This objective of this is to contribute in the discussion on history of education and the teaching practices to consider the experiences and subjectivities related to aging.
Keywords: História social
História e memórias
Envelhecimento
Subjetividades e sensibilidades
Social history
Aging
History and memories
Subjectivities and sensitivities
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27698
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAÍNA LEANDRO FERREIRA - DISSERTAÇÃO PPGH 2018.pdfJanaína Leandro Ferreira - Dissertação PPGH 20182.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.