Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
Title: Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”
Other Titles: Genre review: an analysis of the video-signaled production of the book “Libras que lingua é essa?”
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Bruno Bueno Lima de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Elizabeth Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Clóvis Batista de.
Keywords: Gênero textual - resenha acadêmica;Livro - Libras que língua é essa;Videossinalização;Obra videossinalizada;Língua Brasileira de Sinais;LIBRAS videossinalizada;Produção sinalizada;Textual genre - academic review;Book - Libras what language is this;Video signaling;Video flagged work;Brazilian Sign Language;POUNDS video flagged;Signed production
Issue Date: 25-May-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Bruno Bueno Lima de. Gênero resenha: uma análise da produção videossinalizada do livro “Libras que língua é essa?”. 2022. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
???metadata.dc.description.resumo???: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de pesquisa a resenha acadêmica em Libras videossinalizada. A resenha estudada foi a do livro “Libras? que língua é essa?”, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).O presente estudo teve como objetivo geral analisar a característica da estrutura retórica e dos elementos discursivos na produção sinalizada de uma resenha acadêmica em Libras videossinalizada. Os objetivos específicos foram: I) descrever o modelo de estrutura retórica de resenha sobre o livro Libras? Que língua é essa? Videossinalizada, publicada no canal YouTube Letras Libras, da Universidade Federal do Paraná: e II) Caracterizar o estilo do gênero resenha em Libras investigado. O estudo é teórico-metodologia, apoiado no modelo de gênero resenha acadêmica (MOTTA-ROHT e HENDGES, 2010; SILVA, 2012; 2019) e identificação de Libras videossinalizada (SILVA, 2019). A metodologia de pesquisa foi qualitativa do tipo descritivo. Elegemos para a análise como a descrição da coleta de dados, elencada em quatro etapas nas quais localizamos os elementos discursivos que foram consideradas chave para a construção da resenha em Libras videossinalizada. Estes elementos discursivos produziriam as informações nas características da produção de textos do gênero resenha. Os resultados sugerem que uma resenha indica a identificação da Libras nas categorias de apresentar, descrever, avaliar e recomendar; e conteúdo temático, estilo e construção composicional da resenha videosinalizada. Á guisa de conclusão, ressaltamos mais uma vez que ainda há poucas pesquisas, e que quanto a gêneros acadêmicos emergentes a resenha está entre as produções videossinalizadas que resenhas estas podem ser utilizadas como material de apoio na esfera acadêmica.
Keywords: Gênero textual - resenha acadêmica
Livro - Libras que língua é essa
Videossinalização
Obra videossinalizada
Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS videossinalizada
Produção sinalizada
Textual genre - academic review
Book - Libras what language is this
Video signaling
Video flagged work
Brazilian Sign Language
POUNDS video flagged
Signed production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27702
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNO BUENO LIMA DE SOUSA - TCC LETRAS LIBRAS CH 2022.pdfBruno Bueno Lima de Sousa - TCC Letras Libras CH 20221.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.