Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1MENEZES, Marilda Aparecida de.-
dc.contributor.referee1IDMENEZES, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2REIS, Edmerson dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDREIS, E. S.pt_BR
dc.description.resumoNo intuito de entender as dinâmicas relativas aos processos de desenvolvimento sustentável do Território litoral sul da Bahia, este estudo amplia o foco de análise sobre a educação nos assentamentos de reforma agrária desse território, especialmente no assentamento D. Hélder. Desse modo, os processos educativos em pauta nos assentamentos do território, apresentam-se como um importante viés da sustentabilidade, podendo ser compreendido como uma forte estratégia para o desenvolvimento rural sustentável já que a maioria das pesquisas existentes sobre a sustentabilidade rural nesse território, tem foco no econômico, sendo costumeiramente, a educação excluída das amostras tradicionalmente estudadas nessa perspectiva. Os resultados obtidos até o presente momento da pesquisa, apontam para a importância de olhar o território, como um “todo” , ou seja, como um tecido social, com relações de bases históricas, política, educacional, cultural que vão além da análise econômica Através da pesquisa participante com os atores e atrizes do assentamento D. Hélder do Território Litoral Sul, foi possível identificar as diferentes contribuições que a Educação traz para a organização dos assentados na perspectiva do Desenvolvimento Rural Sustentável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia ruralpt_BR
dc.titleA contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder.pt_BR
dc.date.issued2007-11-
dc.description.abstractIn order to understand the dynamics on procedures for the sustainable development of the Territory coast south of Bahia, this study broadens the focus of analysis on education in agrarian reform settlements of this area, especially in the settlement D. Hélder. Thus, the educational processes in Tariff settlements in the territory, presenting itself as a major bias of sustainability and can be understood as a strong strategy for sustainable rural development since most of the existing research on rural sustainability in the territory, has focus on economic, and normally, education traditionally excluded from the samples studied in this perspective. The results so far of the search, point to the importance of looking at the area as a "whole", or as a social fabric, with relations of bases historical, political, educational, cultural beyond economic analysis . Through research participant with the actors and actresses of the settlement D. Hélder the Territory South Coast, it was possible to identify the different contributions that the Education brings to the organization of settlers from the perspective of the Sustainable Rural Development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740-
dc.date.accessioned2022-11-07T15:27:22Z-
dc.date.available2022-11-07-
dc.date.available2022-11-07T15:27:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAssentamentos da reforma agrária - educaçãopt_BR
dc.subjectAssentados da reforma agráriapt_BR
dc.subjectLitoral Sul da Bahia - território da reforma agráriapt_BR
dc.subjectEducação em assentamentos ruraispt_BR
dc.subjectAssentamento Dom Hélderpt_BR
dc.subjectTerritório Litoral Sul da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectLand reform settlements - educationpt_BR
dc.subjectAgrarian reform settlerspt_BR
dc.subjectSouth Coast of Bahia - territory of agrarian reformpt_BR
dc.subjectDom Hélder settlementpt_BR
dc.subjectEducation in rural settlementspt_BR
dc.subjectSouth Coast Territory of Bahiapt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Rita Maria de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the education of the settlers of the agrarian reform of the Territory of the South Coast of Bahia: the experience of the Dom Hélder Settlement.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Rita Maria de. A contribuição da educação dos assentados(as) da reforma agrária do Território do Litoral Sul da Bahia: a experiência do Assentamento Dom Hélder. 2007. 95f. (Monografia), Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27740pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) - CH - Monografias e documentos de interesse

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RITA MARIA DE SOUZA - TCC ESP. EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CH 2007.pdfRita Maria de Souza - TCC Esp. em Desenvolvimento Rural e Sustentável CH 200715.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.