Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
Title: O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.
Other Titles: The teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Nayla Maria Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA FILHO, João Valter.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
Keywords: Flauta doce - ensino;Ensino de flauta doce - crianças;Educação musical - espaços não-formais;Estudo de caso;Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB;Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura;Ensino-não formal de música;Aulas remotas - flauta doce;Ensino remoto de música;Fotos - aulas de flauta doce;Sweet flute - teaching;Recorder teaching - children;Music education - non-formal spaces;Case study;Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB;Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture;Non-formal music teaching;Remote lessons - recorder;Remote music teaching;Photos - Recorder lessons
Issue Date: 1-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.
Abstract: This work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities promoted in person and also remotely, which took place in the online environment.
Keywords: Flauta doce - ensino
Ensino de flauta doce - crianças
Educação musical - espaços não-formais
Estudo de caso
Escola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PB
Queimadas - PB - Escola de Música Renascer em Cultura
Ensino-não formal de música
Aulas remotas - flauta doce
Ensino remoto de música
Fotos - aulas de flauta doce
Sweet flute - teaching
Recorder teaching - children
Music education - non-formal spaces
Case study
Renascer em Cultura Music School - Queimadas - PB
Queimadas - PB - School of Music Reborn in Culture
Non-formal music teaching
Remote lessons - recorder
Remote music teaching
Photos - Recorder lessons
???metadata.dc.subject.cnpq???: Música
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYLA MARIA GOMES DA SILVA - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfNayla Maria Gomes da Silva - TCC Lic. Música CH 20221.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.