Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, N. M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5226699324436483pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Marisa Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9955034470296186pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA FILHO, João Valter.-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA FILHO, J. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7468979539899487pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, R. R. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1461825045855989pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender as metodologias utilizadas para o ensino de flauta doce na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas-PB. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso, teve como primeiro passo a revisão da literatura, buscando dialogar com autores que pesquisam a respeito do ensino de música em espaços não-formais e em instituições religiosas, como Lima (2017), Amaro (2016) e Novo (2015). O segundo passo consistiu na análise dos métodos utilizados pela instituição. Seguidamente, a coleta de dados empíricos foi realizada em três etapas: a aplicação de um questionário semiestruturado, por meio do Google Forms, destinado aos alunos de flauta doce; entrevista com dois professores de flauta doce, atuantes na referida escola e a observação participante, desempenhada pela pesquisadora durante as aulas presenciais e remotas. Frente aos dados coletados, buscou-se refletir e analisá-los à luz dos educadores musicais que ancoram este trabalho. Como resultado, observa-se a relevância da Escola de Música Renascer em Cultura para a cidade de Queimadas, uma vez que, além das aulas promovidas pela instituição, são realizados eventos gratuitos com o intuito de compartilhar e socializar as atividades desenvolvidas. Ainda, foi possível notar o engajamento dos alunos nas atividades promovidas de maneira presencial e, também, remotas, ocorridas no ambiente online.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.titleO ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB.pt_BR
dc.date.issued2022-04-01-
dc.description.abstractThis work aims to understand the methodologies used to teach the recorder at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas-PB. This research, with a qualitative approach, characterized by the case study, had as a first step the literature review, seeking to dialogue with authors who research about the teaching of music in non-formal spaces and in religious institutions, such as Lima (2017), Amaro (2016) and Novo (2015). The second step consisted of analyzing the methods used by the institution. Then, the collection of empirical data was carried out in three stages: the application of a semi-structured questionnaire, through Google Forms, aimed at recorder students; interview with two recorder teachers, working in that school and participant observation, performed by the researcher during the classroom and remote classes. In view of the collected data, we sought to reflect and analyze them in the light of the music educators who anchor this work. As a result, the relevance of the Escola de Música Renascer em Cultura for the city of Queimadas is observed, since, in addition to the classes promoted by the institution, free events are held in order to share and socialize the activities developed. Furthermore, it was possible to notice the students' engagement in the activities promoted in person and also remotely, which took place in the online environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741-
dc.date.accessioned2022-11-07T18:23:59Z-
dc.date.available2022-11-07-
dc.date.available2022-11-07T18:23:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFlauta doce - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de flauta doce - criançaspt_BR
dc.subjectEducação musical - espaços não-formaispt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEscola de Música Renascer em Cultura - Queimadas - PBpt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - Escola de Música Renascer em Culturapt_BR
dc.subjectEnsino-não formal de músicapt_BR
dc.subjectAulas remotas - flauta docept_BR
dc.subjectEnsino remoto de músicapt_BR
dc.subjectFotos - aulas de flauta docept_BR
dc.subjectSweet flute - teachingpt_BR
dc.subjectRecorder teaching - childrenpt_BR
dc.subjectMusic education - non-formal spacespt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectRenascer em Cultura Music School - Queimadas - PBpt_BR
dc.subjectQueimadas - PB - School of Music Reborn in Culturept_BR
dc.subjectNon-formal music teachingpt_BR
dc.subjectRemote lessons - recorderpt_BR
dc.subjectRemote music teachingpt_BR
dc.subjectPhotos - Recorder lessonspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Nayla Maria Gomes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of recorder in non-formal spaces of music education: a case study at the Escola de Música Renascer em Cultura, in the city of Queimadas - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Nayla Maria Gomes da. O ensino de flauta doce em espaços não-formais de educação musical: um estudo de caso na Escola de Música Renascer em Cultura, do Município de Queimadas - PB. 72f. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27741pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYLA MARIA GOMES DA SILVA - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfNayla Maria Gomes da Silva - TCC Lic. Música CH 20221.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.