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dc.creator.IDFERNANDES, G. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Rosalva Dias da.-
dc.contributor.referee2LEAL, Fernanda de lourdes.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade compreender a situação da Educação Especial nos Assentamentos do Município de Caridade, no território do Sertão do Canindé. As dificuldades para a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais nas Escolas do Campo do Município foram evidenciadas durante a pesquisa. Nosso trabalho sinaliza a carência de pesquisa no campo da Educação Inclusiva, e a sugestão de mudanças na prática social e educacional em relação à pessoa com deficiência. A educação inclusiva requer investimentos, políticas sociais e educacionais permanentes que não se restrinjam a uma conjuntura apenas administrativa de um governo, mas que seja incorporada como política pública, o que vem sendo reivindicado pelas organizações da sociedade civil do Município e do Território, inclusive na inclusão deste debate nos colegiados territoriais e no Plano Territorial de Desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo.pt_BR
dc.date.issued2007-11-21-
dc.description.abstractThis work was aimed at understanding the situation of the Special Education Settlements in the municipality of Charity, in the territory of the Sertão Canindé. The difficulties for the inclusion of people with special educational needs in the Schools Field of the Borough, were highlighted during the search. Our work signals to the lack of research in the field of Inclusive Education, and with the change in social practice and education in relation to the person with a disability. Inclusive education requires investment, social and educational standing policies that do not restrict the administrative just an environment of a govemment, the more that is incorporated as public policy, which is being reinvidicado by civil society organizations of the Municipality and the Territory, including in inclusion of this debate in colegiados territorial and Territorial Development Plan.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749-
dc.date.accessioned2022-11-07T22:19:50Z-
dc.date.available2022-11-07-
dc.date.available2022-11-07T22:19:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento rural sustentávelpt_BR
dc.subjectSociologia ruralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.subjectTerritório do Sertão do Canindépt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais do campopt_BR
dc.subjectAssentamentos da reforma agráriapt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectPlano territorial de desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCaridade – CE – Educação do Campopt_BR
dc.subjectSustainable rural developmentpt_BR
dc.subjectSociology ruralpt_BR
dc.subjectTerritorial developmentpt_BR
dc.subjectTerritory of the Sertão do Canindépt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectEducation Specialpt_BR
dc.subjectSpecial educational needspt_BR
dc.subjectRural educational policiespt_BR
dc.subjectSettlements of land reformpt_BR
dc.subjectEducational Inclusionpt_BR
dc.subjectPlan territorial developmentpt_BR
dc.subjectCharity - EC - Field Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Gerusa Maria de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of students with special educational needs in the Sertão do Canindé Territory: challenges for rural educational policies.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Gerusa Maria de Souza. A inclusão de educandos(as) com necessidades educativas especiais no Território do Sertão do Canindé: desafios das políticas educacionais do campo. 2007. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido; Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS). Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27749pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS) - CH - Monografias e documentos de interesse

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GERUSA MARIA DE SOUZA FERNANDES - TCC ESP. EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL CH 2007.pdfGerusa Maria de Souza Fernandes -TCC Esp. em Desenvolvimento Rural e Sustentável CH 2007.20.76 MBAdobe PDFView/Open


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