Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema: Autoestima e Relação Professor-alunos: Influências para Aprendizagem Escolar. Tendo como objetivo geral: Analisar situações causadoras de bem- estar, vivenciadas em sala de aula, que originam a autoestima do/a aluno/a e a contribuição para a aprendizagem escolar, segundo professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos objetivos específicos: Compreender como as relações entre professores/as e alunos/as acontecem no âmbito escolar e as contribuições para a construção da autoestima na criança; descrever como essas contribuições são consideradas relevantes para o processo ensino e aprendizagem e discutir a relevância da autoestima da criança, a partir da perspectiva de professores/as. O trabalho foi produzido mediante as ideias dos seguintes autores: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), dentre outros. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual utilizamos a técnica de entrevistas não estruturada com professoras do 1º, 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Na análise de dados, compreendemos a relevância das relações entre professor-alunos no desenvolvimento da criança em sala de aula, proporcionando fatores causadores de bem-estar que beneficiam de forma significativa a construção da autoestima do aluno, consequentemente a sua aprendizagem escolar. Por fim, observamos que o âmbito escolar se torna um espaço de interações entre professores e alunos, gerando inúmeros fatores influenciadores para a construção da autoestima dos alunos, a partir da motivação e melhorias em seus desempenhos escolares durante o processo de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAutoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25-
dc.description.abstractThis present work has as theme: Self-esteem and Teacher-students Relation: Influences to the School Learning. Has as general objective: Analyze causing situations of well-being, experienced in classroom, who origins the self-esteem of the student and the contribution to the school learning, according to Early Years’ Elementary School teachers. In the specific objectives: Understand how the relations between teachers and students happen in the school’s environment and the contributions to the self-esteem’s construction in the child; describe how these contributions are considered relevant to the teaching and learning process and discuss child’s self-esteem relevance, from the perspective of the teachers. This work was produced through the ideas of the following authors: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), and many others. This research has a qualitative approach, which we used the unstructured interviews technique with 1st, 2nd and 3rd grade Early Years’ Elementary School teachers. In data analysis, we understand the relevance between teacher-students’ relations in the develop of the child in classroom, providing well-being causing factors that benefits in a significant way the construction of student’s self-esteem, consequently his school learning. Finally, we observe that the school environment become a space of interactions between teachers and students, generating numerous influencing factors to the students’ self-esteem construction, through motivation and improvements in their school performances during the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755-
dc.date.accessioned2022-11-08T11:49:18Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T11:49:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações escolarespt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectSchool relationspt_BR
dc.subjectTeacher Studentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshipspt_BR
dc.subjectSelf esteempt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIANA, Cícera Amanda Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSelf-esteem and teacher-student relationship: influences for school learning.pt_BR
dc.identifier.citationVIANA, Cicera Amanda Pereira. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA AMANDA PEREIRA VIANA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdf Cicera Amanda Pereira Viana. Monografia pedagogia. CFP 2022.469.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.