Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROLIM, K. H. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340637296807586pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO , Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como temática os materiais não estruturados na Educação Infantil a partir da análise do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal da cidade de Cajazeiras-PB. Dessa forma, tem como objetivo geral analisar como as crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal de Cajazeiras-PB se relacionam com os materiais não estruturados e como essa atividade potencializa suas habilidades, vislumbrando a criação de espaço-tempo educativo mais significativo. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de cunho bibliográfica, com abordagem qualitativa, através de um estudo de campo. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizamos a técnica de questionário com duas professoras da educação infantil e a observação não-participante de suas respectivas turmas. Para a investigação dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo elaborada por Bardin (1977). As professoras apresentaram a importância da brincadeira para a vida das crianças, pois contribui no desenvolvimento infantil, nas aprendizagens e nas interações, destacaram que conhecem os materiais não estruturados e os utilizam nas atividades pedagógicas. Os dados obtidos nas observações demonstraram que com esses materiais, as crianças ressignificaram, simbolizaram, interagiram entre si e criaram seus próprios momentos de brincadeiras e de imaginação, explorando os diferentes objetos de diversas maneiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal.pt_BR
dc.date.issued2022-03-25-
dc.description.abstractThe present research has as its theme the unstructured materials in Early Childhood Education from the analysis of children's play from 2 to 3 years old in a municipal nursery in the city of Cajazeiras-PB. Thus, its general objective is to study how children from 2 to 3 years old from a town day care center in Cajazeiras-PB relate to unstructured resources and how this activity makes their skills meaningful, envisioning the creation of more educational time. For the materialization of the study and understanding of the theoretical concepts we worked, based on authors such as Vygotsky (1982, 1998), Kishimoto (1994, 2002, 2007, 2010, 2011), Ostetto (1997, 2000), Oliveira (1996, 2011), Kramer (2005), among others. Methodologically, we developed a bibliographic research, with a qualitative approach, through a field study. As instruments for data collection, we used the questionnaire technique with two early childhood teachers and non-participant observation of their respective classes. To investigate the data, we opted for the Content Analysis developed by Bardin (1977). The teachers presented the importance of play for children's lives, as it contributes to child development, learning and interactions, and highlighted that they know the unstructured materials and use them in pedagogical activities. The data obtained in the observations showed that with these materials, the children re-signified, symbolized, interacted with each other and created their own moments of play and imagination, exploring different objects in different ways.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27756-
dc.date.accessioned2022-11-08T12:39:50Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T12:39:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMateriais não estruturadospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectunstructured materialspt_BR
dc.subjecttoyspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Kethley Horranna Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUnstructured materials in early childhood education: a study based on the play of children aged 2 to 3 years old in a municipal day care center.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: um estudo a partir do brincar de crianças de 2 a 3 anos de uma creche municipal. 2022. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KETHLEY HORRANNA BEZERRA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfKethley Horranna Bezerra Rolim. Monografia Pedagogia. CFP 2022. 796.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.