Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/0279061675176429pt_BR
dc.creator.LattesBELO, S. P. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoO trabalho destaca a importância da gestão democrática-participativa para o ensino e aprendizagem de qualidade em escola pública. o Interesse pela temática surgiu com o seguinte questionamento: o que a gestão escolar pode fazer para melhorar o ensino e aprendizagem em escola pública? Existe um tipo de gestão que alicerçaria a prática da gestão com melhor qualidade? Tem-se como objetivo geral: Analisar os modos pelos quais a gestão Democrático-participativa na escola pública pode contribuir para com a qualidade da aprendizagem discente. E os objetivos específicos: Elaborar revisão de literatura acerca de gestão democrático-participativa e suas imbricações na qualidade aprendizagem discente; circunstanciar conceitualmente a categoria qualidade de aprendizagem; Identificar por quais fatores o ensino e aprendizagem acontecem e seus desafios em relação à aprendizagem discente de qualidade; Refletir acerca da função social da escola pública e como a gestão democrático-participativa pode contribuir na concretização de tal função. No referencial teórico foram analisados livros que falam sobre gestão escolar, escola pública, participação, gestão escolar democrática e função social da escola, tendo autores como Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) e Freire (2021). Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de natureza básica e com uma abordagem qualitativa. Diante de toda a análise das obras, levou-se a conclusão que a gestão democrático-Participativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleGestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente.pt_BR
dc.date.issued2022-03-28-
dc.description.abstractThe work highlights the importance of democratic-participatory management for quality teaching and learning in public schools. Interest in the subject arose with the following question: what can school management do to improve teaching and learning in public schools? Is there a type of management that would support the practice of management with better quality? The general objective is: To analyze the ways in which democratic-participatory management in public schools can contribute to the quality of student learning. And the specific objectives: To elaborate a literature review about democratic-participatory management and its imbrications in the quality of student learning; conceptually circumscribe the learning quality category; Identify by which factors teaching and learning take place and their challenges in relation to quality student learning; Reflect on the social function of public schools and how democratic-participatory management can contribute to the achievement of such a function. In the theoretical framework, books that talk about school management, public school, participation, democratic school management and the social function of the school were analyzed, with authors such as Libâneo (2018), Luck (2011), Paro (2016) and Freire (2021). Bibliographic research was used, of a basic nature and with a qualitative approach. In view of all the analysis of the works, it was concluded that democratic-Participative management.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27768-
dc.date.accessioned2022-11-08T19:54:46Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T19:54:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestão democrático-participativapt_BR
dc.subjectQualidade na aprendizagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBELO, Sabrina Parnaíba Lopes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDemocratic-participatory management in a public school and its implications for the quality of student learning.pt_BR
dc.identifier.citationBELO, Sabrina Parnaíba Lopes. Gestão democrático-participativa em escola pública e suas implicações na qualidade da aprendizagem discente. 2022. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABRINA PARNAÍBA LOPES BELO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdfSabrina Parnaíba Lopes Belo. Monografia Pedagogia. CFP 2022.21.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.