Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27796
Title: Brinquedo multissensorial de uso coletivo para playground.
Other Titles: Multisensory toy for collective use for playground.
???metadata.dc.creator???: LINHARES, Fernando de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Natã Morais de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FRANÇA, Marconi Luiz.
Keywords: Brinquedo multissensorial para playground;Playground - brinquedo multissensorial;Deficiência visual - crianças;Crianças deficientes visuais;Brinquedo inclusivo;Design emocional;Análise ergonômica;Multisensory playground toy;Playground - multisensory toy;Visual impairment - children;Visually impaired children;Inclusive toy;Emotional design;Ergonomic analysis
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LINHARES, Fernando de Oliveira. Brinquedo multissensorial de uso coletivo para playground. 2015. 122f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27796
???metadata.dc.description.resumo???: Este projeto propõe o desenvolvimento de um brinquedo que possibilita a inclusão de crianças com deficiência visual na brincadeira através da exploração do design multissensorial, abordando os princípios do design universal. Trata-se de um brinquedo para playground que permite a interação dessas crianças juntamente com outras que não possuem deficiência. Sendo assim, o projeto não se limita ao uso exclusivo dessas, mas permite que as mesmas interajam e desenvolvam suas relações pessoais com as demais, que também farão uso do brinquedo de forma igualitária. São muitos os problemas enfrentados pela criança que não pode ver. Fazer parte de atividades como brincadeiras é mais uma delas. Isso pode resultar em baixa autoestima e reclusão desses indivíduos da sociedade, e a ausência de brinquedos ou equipamentos que estimulem essas crianças a interagirem com as demais tendem a retraí-las a um grupo restrito. As limitação da deficiência não podem ser negadas, mas podem ser amenizadas com equipamentos, serviços, produtos e/ou atitudes que incluam essas pessoas aos demais grupos da sociedade. Assim, neste trabalho de conclusão de curso, apresenta-se uma proposta de projeto de um brinquedo para playground que explora aspetos multissensoriais que permitem brincadeiras além daquelas percebidas primordialmente pela visão. O intuito do brinquedo é possibilitar que crianças com deficiência visual brinquem em conjunto com aquelas que não possuem tal deficiência. Para isso, a proposta respeita normas técnicas de segurança aliadas aos aspectos do design universal e elementos estéticos de modo que o brinquedo seja interessante e convidativo para qualquer criança.
Keywords: Brinquedo multissensorial para playground
Playground - brinquedo multissensorial
Deficiência visual - crianças
Crianças deficientes visuais
Brinquedo inclusivo
Design emocional
Análise ergonômica
Multisensory playground toy
Playground - multisensory toy
Visual impairment - children
Visually impaired children
Inclusive toy
Emotional design
Ergonomic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27796
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO DE OLIVEIRA LINHARES - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2015.pdfFernando de Oliveira Linhares - TCC Prático Design CCT 20157.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.