Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798
Title: | Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. |
Other Titles: | Children's furniture for standing postures during elementary school class hours. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Janne Aline Marcelino. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MOTTA, Rodrigo Leoncio. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MONTENEGRO, Glielson Nepomuceno. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GUEDES, João Batista. |
Keywords: | Mobiliário infantil;Mobiliário escolar;Cadeira vertical;Ensino fundamental - mobiliário;Projeto de produto;Ergonomia;Children's furniture;Upright chair;Elementary school - furniture;Product design;Ergonomics |
Issue Date: | Mar-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Janne Aline Marcelino. Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. 2015. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O mobiliário escolar é uma estrutura que acompanha os indivíduos durante um extenso período de suas vidas. Exerce grande influência sobre aspectos da aprendizagem e sobre o desenvolvimento orgânico do ser humano. Com um expediente de no mínimo 20 horas por semana a partir do ensino fun- damental, os usuários destes produtos estão sujeitos a problemas decor- rentes de posturas erradas adotadas, intrinsecamente relacionadas ao mo- biliário utilizado, e por passarem quase a totalidade deste período de 4h por dia sentados. Os problemas mais recorrentes incluem complicações posturais, desatenção e excesso de peso. Este projeto propõe a criação de um mobiliário que permita às crianças de idades entre 7 e 12 anos (faixa etária predominante no ensino fundamental) possam adotar posturas em pé em algumas aulas durante o expediente le- tivo. Carteiras verticais vêm se popularizando em ambientes como escritó- rios e fábricas, mas ainda há um número ínfimo de estudos acerca de pro- dutos desta categoria voltados especificamente ao público infantil. O trabalho apresenta pesquisas iniciais para embasamento teórico, levan- tamento de dados acerca do tema, dos potenciais usuários, dos produtos existentes no mercado que pertencem a esta categoria, metodologia apli- cada na de geração de ideias, estudos sobre os elementos sensíveis no pro- duto e detalhamento técnico. Como resultado, um móvel lúdico, de expressiva facilidade de uso e manu- seio, com sistemas de ajustes para se adequar às estaturas dos usuários. |
Keywords: | Mobiliário infantil Mobiliário escolar Cadeira vertical Ensino fundamental - mobiliário Projeto de produto Ergonomia Children's furniture Upright chair Elementary school - furniture Product design Ergonomics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Design |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JANNE ALINE MARCELINO SILVA - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2015.pdf | Janne Aline Marcelino Silva - TCC Prático Design CCT 2014 | 9.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.