Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0713419575434306pt_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Rodrigo Leoncio.-
dc.contributor.advisor1IDMOTTA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870196824858151pt_BR
dc.contributor.referee1MONTENEGRO, Glielson Nepomuceno.-
dc.contributor.referee1IDMONTENEGRO, G. N.pt_BR
dc.contributor.referee2GUEDES, João Batista.-
dc.contributor.referee2IDGUEDES, J. B.pt_BR
dc.description.resumoO mobiliário escolar é uma estrutura que acompanha os indivíduos durante um extenso período de suas vidas. Exerce grande influência sobre aspectos da aprendizagem e sobre o desenvolvimento orgânico do ser humano. Com um expediente de no mínimo 20 horas por semana a partir do ensino fun- damental, os usuários destes produtos estão sujeitos a problemas decor- rentes de posturas erradas adotadas, intrinsecamente relacionadas ao mo- biliário utilizado, e por passarem quase a totalidade deste período de 4h por dia sentados. Os problemas mais recorrentes incluem complicações posturais, desatenção e excesso de peso. Este projeto propõe a criação de um mobiliário que permita às crianças de idades entre 7 e 12 anos (faixa etária predominante no ensino fundamental) possam adotar posturas em pé em algumas aulas durante o expediente le- tivo. Carteiras verticais vêm se popularizando em ambientes como escritó- rios e fábricas, mas ainda há um número ínfimo de estudos acerca de pro- dutos desta categoria voltados especificamente ao público infantil. O trabalho apresenta pesquisas iniciais para embasamento teórico, levan- tamento de dados acerca do tema, dos potenciais usuários, dos produtos existentes no mercado que pertencem a esta categoria, metodologia apli- cada na de geração de ideias, estudos sobre os elementos sensíveis no pro- duto e detalhamento técnico. Como resultado, um móvel lúdico, de expressiva facilidade de uso e manu- seio, com sistemas de ajustes para se adequar às estaturas dos usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleMobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798-
dc.date.accessioned2022-11-09T22:38:07Z-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2022-11-09T22:38:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMobiliário infantilpt_BR
dc.subjectMobiliário escolarpt_BR
dc.subjectCadeira verticalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - mobiliáriopt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectChildren's furniturept_BR
dc.subjectUpright chairpt_BR
dc.subjectElementary school - furniturept_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectErgonomicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Janne Aline Marcelino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's furniture for standing postures during elementary school class hours.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Janne Aline Marcelino. Mobiliário infantil para posturas em pé durante o expediente de aulas no ensino fundamental. 2015. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27798pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANNE ALINE MARCELINO SILVA - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2015.pdfJanne Aline Marcelino Silva - TCC Prático Design CCT 20149.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.