Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
Title: Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.
Other Titles: Supervised curricular internship: experiences of a training path.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Aleksandro dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Edileuza Custódio.
ABREU, Ireneide Gomes de.
FERNANDES, Maria Betânia Sabino.
Keywords: Estágio curricular supervisionado;Formação docente;Prática Pedagógica;Educação infantil - estágio curricular;Estágio curricular e pandemia;Literatura infantil;Ensino de geografia - ensino fundamental;Supervised internship;Teacher training;Pedagogical Practice;Early childhood education - curricular internship;Curricular internship and pandemic;Children's literature;Teaching Geography - Elementary School
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.
Keywords: Estágio curricular supervisionado
Formação docente
Prática Pedagógica
Educação infantil - estágio curricular
Estágio curricular e pandemia
Literatura infantil
Ensino de geografia - ensino fundamental
Supervised internship
Teacher training
Pedagogical Practice
Early childhood education - curricular internship
Curricular internship and pandemic
Children's literature
Teaching Geography - Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Pedagogia Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEKSANDRO DOS SANTOS - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGOGIA CH 2022.pdfAleksandro dos Santos - TCC Pedagogia CH 2022594.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.