Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Edileuza Custódio.-
dc.contributor.advisor1ABREU, Ireneide Gomes de.-
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Maria Betânia Sabino.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDABREU, I. G.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, M. B. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062847108369493pt_BR
dc.description.resumoO processo de formação docente é um percurso que envolve desde a construção de conhecimentos teóricos a momentos de reflexão e contato com as realidades presentes no espaço escolar. Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso (TCC), tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante os três estágios realizados no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os mesmos consistiram em experiências exitosas, tendo em vista que, apesar do curto período de tempo, possibilitaram um contato com a dinâmica de funcionamento da gestão escolar e com a atividade docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, resultando em um alinhamento entre teoria e prática, como apontam Pimenta e Lima (2006). Durante gestão democrática e problemas de inadequações em alguns de seus espaços para atender melhor às necessidades dos estudantes. Além disso, foi possível propiciar às crianças, do pré-escolar, momentos significativos de contato com a poesia infantil. Já na turma do terceiro ano, a exploração da temática meio ambiente permitiu a realização de um trabalho diferenciado com a disciplina de Geografia. As discussões e reflexões contidas neste trabalho foram fundamentadas teoricamente em Pinheiro (2007), Libâneo (2001), Paro (2010), Vasconcelos (2010), Coelho (1982), entre outros autores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPedagogia Educaçãopt_BR
dc.titleEstágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo.pt_BR
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868-
dc.date.accessioned2022-11-11T22:22:44Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-11T22:22:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantil - estágio curricularpt_BR
dc.subjectEstágio curricular e pandemiapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de geografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.subjectEarly childhood education - curricular internshippt_BR
dc.subjectCurricular internship and pandemicpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectTeaching Geography - Elementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Aleksandro dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupervised curricular internship: experiences of a training path.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Aleksandro dos. Estágio curricular supervisionado: experiências de um percurso formativo. 2022. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27868pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEKSANDRO DOS SANTOS - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGOGIA CH 2022.pdfAleksandro dos Santos - TCC Pedagogia CH 2022594.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.