Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869
Title: Os bordados da tapeçaria: memórias e experiências de uma graduanda em Pedagogia.
Other Titles: The tapestry embroidery: memories and experiences of a graduate student in Pedagogy.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Luiza Limeira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Edileuza Custódio.
ABREU, Ireneide Gomes de.
FERNANDES, Maria Betania Sabino.
Keywords: Formação docente;Estágio curricular supervisionado - Pedagogia;Gestão escolar;Educação infantil;Ensino fundamental - anos iniciais;Gestão gerencial;Neoliberalismo;Educação básica brasileira;Linguagem visual - educação infantil;Narrativas por imagens;Educação ambiental - ensino fundamental;Sustentabilidade - ensino fundamental;Teacher training;Supervised Curricular Internship - Pedagogy;School management;Child education;Elementary school - early years;Managerial management;Neoliberalism;Brazilian basic education;Visual language - early childhood education;Narratives by images;Environmental education - elementary education;Sustainability - elementary education
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Luiza Limeira da. Os bordados da tapeçaria: memórias e experiências de uma graduanda em Pedagogia. 2022. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em um relato das experiências vivenciadas nos estágios curriculares supervisionados em gestão, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do curso de Pedagogia da UFCG. As experiências vivenciadas no estágio em gestão ocorreram em uma escola municipal, no qual pude analisar a realidade da gestão escolar mediante o contexto de ascensão do neoliberalismo e do gerencialismo na educação. O estágio em educação infantil teve como objetivo investigar a contribuição das narrativas por imagens no desenvolvimento da linguagem visual da criança pequena, em uma creche municipal. A experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental consistiu em intervenções voltadas à disciplina Ciências Naturais, a partir das temáticas sustentabilidade e educação ambiental. Nas seções, apresento o planejamento desenvolvido, faço uma apresentação das temáticas de estudo ao longo das intervenções, e descrevo o lócus do estágio e as experiências de observação e intervenção realizadas, ressaltando os resultados obtidos.
Keywords: Formação docente
Estágio curricular supervisionado - Pedagogia
Gestão escolar
Educação infantil
Ensino fundamental - anos iniciais
Gestão gerencial
Neoliberalismo
Educação básica brasileira
Linguagem visual - educação infantil
Narrativas por imagens
Educação ambiental - ensino fundamental
Sustentabilidade - ensino fundamental
Teacher training
Supervised Curricular Internship - Pedagogy
School management
Child education
Elementary school - early years
Managerial management
Neoliberalism
Brazilian basic education
Visual language - early childhood education
Narratives by images
Environmental education - elementary education
Sustainability - elementary education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Pedagogia Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27869
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LUIZA LIMEIRA DA SILVA - TCC RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGOGIA CH 2022.pdfMaria Luiza Limeira da Silva -TCC Relato de Experiência Pedagogia CH 2022.1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.