Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911
Title: | Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. |
Other Titles: | Board game for Elementary School II in public schools that approach capoeira as an appreciation of Afro-Brazilian culture. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Wagner Porto Alexandrino da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MOTTA, Rodrigo Leôncio. |
Keywords: | Projeto de produto;Jogo de tabuleiro;Cultura afro-brasileira;Escolas públicas;Capoeira;Ensino Fundamental II;Product design;Board game;Afro-brazilian culture;Public schools;Elementary School II |
Issue Date: | 6-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Wagner Porto Alexandrino da. Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. 2018. 234f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho em questão consiste em um jogo de tabuleiro para alunos do Ensino Fundamental II que tem como objetivo principal a valorização da cultura afro-brasileira por meio da manifestação cultural denominada ―Capoeira‖. Aproveitando a alta no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil e o caráter de jogo popular presente no produto, o jogo também foi projetado para estar presente no mercado para a compra sem fins pedagógicos. Uma justificativa importante para o projeto está presente em duas leis do Brasil que obrigam as escolas a trabalharem com questões referentes à cultura afro-brasileira (leis 10.639 e 11.645), mas isso não acontece da devida forma, o que é muito acarretado pela falta de materiais lúdicos que abordem temas como esse. A metodologia utilizada no projeto é formada por cinco etapas, onde a primeira diz respeito à configuração inicial do projeto; a segunda aborda a revisão bibliográfica, onde foram utilizados meios online e off-line para a coleta de dados sobre a educação infantil, a Capoeira e os jogos; a terceira etapa foi constituída por várias análises, como a análise de mercado, análise de similares, análise midiática da Capoeira, análise estrutural e formal, retirando destas as diretrizes do projeto; a quarta etapa deu lugar a criação dos conceitos para cumprir com o objetivo e na quinta etapa foi realizado o detalhamento técnico do conceito final. Conclui-se que o produto projetado proporciona a abordagem adequada da Capoeira, resultando assim na valorização da cultura afro-brasileira, promovendo o empoderamento em crianças, jovens e adultos negros e evitando pensamentos preconceituosos e racistas. |
Keywords: | Projeto de produto Jogo de tabuleiro Cultura afro-brasileira Escolas públicas Capoeira Ensino Fundamental II Product design Board game Afro-brazilian culture Public schools Elementary School II |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Design |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WAGNER PORTO ALEXANDRINO DA SILVA - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2018.pdf | Wagner Porto Alexandrino da Silva - TCC Prático Design CCT 2018 | 17.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.