Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, W. P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633774632990716pt_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Rodrigo Leôncio.-
dc.contributor.advisor1IDMOTTA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1870196824858151pt_BR
dc.description.resumoO trabalho em questão consiste em um jogo de tabuleiro para alunos do Ensino Fundamental II que tem como objetivo principal a valorização da cultura afro-brasileira por meio da manifestação cultural denominada ―Capoeira‖. Aproveitando a alta no mercado de jogos de tabuleiro no Brasil e o caráter de jogo popular presente no produto, o jogo também foi projetado para estar presente no mercado para a compra sem fins pedagógicos. Uma justificativa importante para o projeto está presente em duas leis do Brasil que obrigam as escolas a trabalharem com questões referentes à cultura afro-brasileira (leis 10.639 e 11.645), mas isso não acontece da devida forma, o que é muito acarretado pela falta de materiais lúdicos que abordem temas como esse. A metodologia utilizada no projeto é formada por cinco etapas, onde a primeira diz respeito à configuração inicial do projeto; a segunda aborda a revisão bibliográfica, onde foram utilizados meios online e off-line para a coleta de dados sobre a educação infantil, a Capoeira e os jogos; a terceira etapa foi constituída por várias análises, como a análise de mercado, análise de similares, análise midiática da Capoeira, análise estrutural e formal, retirando destas as diretrizes do projeto; a quarta etapa deu lugar a criação dos conceitos para cumprir com o objetivo e na quinta etapa foi realizado o detalhamento técnico do conceito final. Conclui-se que o produto projetado proporciona a abordagem adequada da Capoeira, resultando assim na valorização da cultura afro-brasileira, promovendo o empoderamento em crianças, jovens e adultos negros e evitando pensamentos preconceituosos e racistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleJogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:42:12Z-
dc.date.available2022-11-16-
dc.date.available2022-11-16T18:42:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectBoard gamept_BR
dc.subjectAfro-brazilian culturept_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Wagner Porto Alexandrino da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBoard game for Elementary School II in public schools that approach capoeira as an appreciation of Afro-Brazilian culture.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Wagner Porto Alexandrino da. Jogo de tabuleiro para o Ensino Fundamental II de escolas públicas que abordam a capoeira como valorização da cultura afro-brasileira. 2018. 234f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27911pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER PORTO ALEXANDRINO DA SILVA - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2018.pdfWagner Porto Alexandrino da Silva - TCC Prático Design CCT 201817.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.