Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAES, L. G. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Rafaela Duarte Almeida.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, R. D. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549028778510051pt_BR
dc.contributor.referee1GUEDES, João Batista.-
dc.contributor.referee1IDGUEDES, J. B.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Levi Galdino de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, L. G.pt_BR
dc.description.resumoA leitura está sendo inserida, progressivamente, no dia-a-dia dos brasileiros, seja através de livros digitais ou físicos, o que contribui para estimular mentalmente a população, principalmente os idosos que sofrem com a queda de sua cognição. Atrelando isso à oportunidade de tornar esse momento mais agradável e confortável para a terceira idade (população crescente no país), foi iniciado o desenvolvimento de um suporte para auxiliar e para promover a memória afetiva. Para isso, utilizou-se o método projetual de Horst Rittel (adaptado), que envolve a definição da problemática, a coleta e análise de informações, seguido do desenvolvimento e avaliação de soluções, e finalizando com testes e implementos da alternativa escolhida. O resultado foi a criação de um suporte leve, compacto, que pode ser facilmente transportado/armazenado e que otimiza o momento da leitura através de prendedores de páginas funcionais, compartimentos para armazenagem de acessórios extras, dos pés com dispositivo de nivelamento (para superfícies irregulares) e dos níveis de inclinação do suporte que foram definidos pensando no conforto postural do público. Concluindo, o projeto mostrou o quanto a memória afetiva influencia na escolha de um artefato e em como ela é capaz de gerar no indivíduo um envolvimento/ apego ao objeto, tornando mais singular a relação usuário-produto e a ampliando a intenção de compra do consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleSuporte para auxílio da leitura por idosos.pt_BR
dc.date.issued2022-03-
dc.description.abstractReading is being progressively inserted in the daily life of Brazilians, whether through digital or physical books, which contributes to mentally stimulate the population, especially the elderly, who suffer from the loss of their cognition. Linking it to the opportunity to make this moment more pleasant and comfortable for the elderly (growing population in the country), the development of a support to help and to promote affective memory was started. For this, the design method of Horst Rittel (adapted) was used, which involves the definition of the problem, the collection and analysis of information, followed by the development and evaluation of solutions, ending with tests and implementations of the chosen alternative. The result was the creation of a compact and lightweight standing support that can be easily transported/ stored, and that optimizes reading time through functional page fasteners, storage compartments for extra accessories, a leveling device (for uneven surfaces) and the support inclination levels that were defined considering the postural comfort of the audience. In conclusion, the project showed how affective memory influences the choice of an artifact, and how it is capable of generating an involvement/attachment to the object in the individual, making the user-product relationship more unique, and expanding the consumer’s purchase intention.-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953-
dc.date.accessioned2022-11-17T18:13:58Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-17T18:13:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectIdosos - leiturapt_BR
dc.subjectSuporte de leitura - idosospt_BR
dc.subjectDesign inclusivopt_BR
dc.subjectLeitura na terceira idadept_BR
dc.subjectMelhor idade - leiturapt_BR
dc.subjectMemória afetivapt_BR
dc.subjectSemântica - designpt_BR
dc.subjectMétodo Projetual de Horst Rittelpt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectSeniors - readingpt_BR
dc.subjectReading support - seniorspt_BR
dc.subjectInclusive designpt_BR
dc.subjectReading in old agept_BR
dc.subjectBest age - readingpt_BR
dc.subjectAffective memorypt_BR
dc.subjectSemantics - designpt_BR
dc.subjectHorst Rittel's Design Methodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, Luana Gabriela Luna de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSupport for reading assistance for the elderly.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Luana Gabriela Luna de. Suporte para auxílio da leitura por idosos. 2022. 123f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Prático), Curso de Bacharelado em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27953pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Design - CCT - TCC Prático

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA GABRIELA LUNA DE MORAES - TCC PRÁTICO DESIGN CCT 2022.pdfLuana Gabriela Luna de Moraes - TCC Prático Design CCT 202214.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.