Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOUTINHO, J.C.S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653822181967565pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Wilkerson de Lucena.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, W. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDAndrade, Wilkerson L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3697205933296303pt_BR
dc.contributor.advisor2MACHADO, Patricia Duarte de Lima.-
dc.contributor.advisor2IDMACHADO, P. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor2IDMachado, Patrícia D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor2IDMACHADO, PATRICIA D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2495918356675019pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Everton Leandro Galdino.-
dc.contributor.referee1IDALVES, E. L. G.pt_BR
dc.contributor.referee1IDALVES, EVERTON L. G.pt_BR
dc.contributor.referee1IDL.G. ALVES, EVERTON.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793969744497453pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Eliane Cristina de.-
dc.contributor.referee2IDARAUJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2IDARAUJO, ELIANE.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee3SCHUENEMANN, Carla Taciana Lima Lourenco Silva.-
dc.contributor.referee3IDSILVA, C.pt_BR
dc.contributor.referee3IDSILVA, CARLA T.L.L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0581226769296441pt_BR
dc.contributor.referee4SANTIAGO JÚNIOR, Valdivino Alexandre de.-
dc.contributor.referee4IDSANTIAGO JÚNIOR, V. A.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5039690360728170pt_BR
dc.description.resumoA inserção de práticas ágeis no desenvolvimento de software aumentou exponencial- mente, frente as demandas do mercado quanto à agilidade e alta qualidade dos produtos de software desenvolvidos. Assim, os métodos ágeis têm estimulado, nas equipes, práticas mais simples, dinâmicas e iterativas que consideram a redução de artefatos, a comunicação fre- quente entre os stakeholders, a flexibilidade para mudanças, dentre outros aspectos. Um es- tilo de teste que tem se difundido no ambiente ágil é o Teste Exploratório (ET), pois permite que os profissionais aprendam rapidamente, ajustem seus testes e, nesse processo, encontrem problemas de software que muitas vezes não são previstos em planos de testes. Entretanto, as abordagens de ET evidenciadas pela literatura não são aplicáveis no contexto prático de equipes ágeis. Outros motivos se dão pela ausência de um apoio mais específico para o planejamento e execução do ET, considerando o perfil multifuncional da equipe; os artefatos de ET estão obsoletos para o contexto atual das equipes; a abordagem Session-Based Test Management (SBTM), por exemplo, não se aplica ao contexto prático; dificuldade em repro- duzir os ET, devido à ausência de artefatos robustos; dentre outros. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é apoiar a implementação de Testes Exploratórios em ambientes de desen- volvimento de software que adotam práticas de métodos ágeis. Para isso, utilizamos um método de pesquisa orientado à resolução de problemas, conhecido como Design Science Research (DSR). Com base em um rigor metodológico, foram aplicados dois ciclos da DSR. Os resultados gerados nesta pesquisa indicam que o método Agile ETeasy é de fácil entendi- mento e de fácil uso por equipes ágeis que atuam em um contexto de documentação informal e mudanças frequentes nos requisitos. Diante do que foi investigado, podemos concluir que o artefato proposto com a DSR é viável de ser utilizado na prática por equipes ágeis, pois possibilita a mitigação das principais limitações da aplicação de ET em projetos que adotam métodos ágeis; e, a formalização prática de ET, que consideram o contexto multifuncional das equipes ágeis, e que fornece resultados rápidos, com pouca quantidade de recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAgile Eteasy: um método para aplicação de testes exploratórios em contextos ágeis.pt_BR
dc.date.issued2022-08-08-
dc.description.abstractThe insertion of agile practices in the development of software has increased exponentially, in the face of market demands regarding the agility and high quality of the software products developed. Thus, agile methods have stimulated, in teams, simpler, dynamic, and iterative practices that consider the reduction of artifacts, frequent communication between stake- holders, and flexibility for changes, among other aspects. A style of testing that has become widespread in the agile environment is Exploratory Testing (ET), as it allows professionals to learn quickly, adjust their tests and, in the process, find software problems that are often not foreseen in test plans. However, the ET approaches evidenced by the literature are not applicable in the practical context of agile teams. Other reasons are given by the absence of more specific support for the planning and execution of the ET, considering the multi- functional profile of the team; ET artifacts are obsolete for the current context of teams; the Session-Based Test Management (SBTM), for example, does not apply to the practical context; difficulty in reproducing the ET, due to the absence of powerful artifacts; among others. In this sense, the objective of this research is to support the implementation of ET in software development environments that adopt agile methods practices.For this, we use a problem-oriented research method, known as Design Science Research (DSR). Based on methodological rigor, two DSR cycles were applied. The results generated in this research indicate that the Agile ETeasy method is easy to understand and use by agile teams that work in the context of informal documentation and frequent changes in requirements. In view of what was investigated, we can conclude that the proposed artifact with the DSR is viable to be used in practice by agile teams, as it enables the mitigation of the main limitations of the application of ET in projects that adopt agile methods; and, the practical formalization of ET, which consider the cross-functional context of agile teams, and which provides quick results, with a little number of resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27964-
dc.date.accessioned2022-11-17T19:35:24Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-17T19:35:24Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectTeste de Softwarept_BR
dc.subjectTeste exploratóriopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ágilpt_BR
dc.subjectDesign science researchpt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectAgile eteasypt_BR
dc.subjectSoftware - desenvolvimento - agile eteasypt_BR
dc.subjectSoftware Testingpt_BR
dc.subjectAgile developmentpt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectSoftware - development - agile eteasypt_BR
dc.subjectExploratory testpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOUTINHO, Jarbele Cássia da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAgile Eteasy: a method for applying exploratory tests in agile contexts.pt_BR
dc.identifier.citationCOUTINHO, Jarbele Cássia da Silva. Agile Eteasy: um método para aplicação de testes exploratórios em contextos ágeis. 2022. 177 fl. Tese (Doutorado em Ciência da Computação), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27964pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARBELE CÁSSIA DA SILVA COUTINHO – TESE PPGCC 2022.pdfJarbele Cássia da Silva Coutinho - Tese PPGCC 20225.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.