Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
Title: Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.
Other Titles: Music teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Jaqueline Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA FILHO, João Valter.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PASSOS, Luis Otávio Teixeira.
Keywords: Ensino de música para crianças;Música na primeira infância - ensino;Educação musical - crianças;Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música;Musicalização infantil;Relato de experiência - ensino de música para crianças;Musicalização básica;Rousseau - educação musical - crianças;Pestalozzi - educação musical - crianças;Piaget - educação musical - crianças;Vygotsky - educação musical - crianças;Froebel - educação musical - crianças;Primeira infância - ensino de música;Iniciação musical de crianças;Music teaching for children;Music in early childhood - teaching;Music education - children;Child development theories - music teaching;Children's musicalization;Experience report - teaching music to children;Basic musicalization;Rousseau - music education - children;Pestalozzi - music education - children;Piaget - music education - children;Vygotsky - music education - children;Froebel - music education - children;Early childhood - music teaching;Children's musical initiation
Issue Date: 6-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.
Abstract: This work presents the results of a qualitative research in which are associated (1) studies about the Child Development's theory possibilities of application in the scope of Basic Musicalization, and (2) author's experiences reports in contexts of children's musicalization in curricular classes in Basic Education.The main theoretical bases that support this work are based in the perspectives pointed out by the authors Rousseau (1762), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 and 1949), France (2002, 2003, 2008,2016), Swanwick (2003). The reported experiences took place in the context of a private school, located in the city of Campina Grande in the state of Paraíba, and reached children aged between (1) one and (6) six years old, in the grades of Kindergarten to first year of elementary school. The articulation between the studies developed and the experiences reported allow us to perceive ways to promote the process of children's development based on solid foundations. In this aspect, in our view, the present TCC constitutes a relevant contribution for the area of Music Education, since it is a reflection of the practice and of the teaching models proposed in the context of music education for early childhood.
Keywords: Ensino de música para crianças
Música na primeira infância - ensino
Educação musical - crianças
Teorias de desenvolvimento infantil - ensino de música
Musicalização infantil
Relato de experiência - ensino de música para crianças
Musicalização básica
Rousseau - educação musical - crianças
Pestalozzi - educação musical - crianças
Piaget - educação musical - crianças
Vygotsky - educação musical - crianças
Froebel - educação musical - crianças
Primeira infância - ensino de música
Iniciação musical de crianças
Music teaching for children
Music in early childhood - teaching
Music education - children
Child development theories - music teaching
Children's musicalization
Experience report - teaching music to children
Basic musicalization
Rousseau - music education - children
Pestalozzi - music education - children
Piaget - music education - children
Vygotsky - music education - children
Froebel - music education - children
Early childhood - music teaching
Children's musical initiation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Música
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE RODRIGUES LIRA - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfJaqueline Rodrigues Lira - TCC Lic. Música CH 2022983.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.